Arquitetando Estilos

AE Conhecendo Curitiba…

Genteeeeeeeeeeee se preparem, pois o post de hoje é longooooo hahaha

Dia 29/03 foi o aniversário de 322 anos da maravilhosa Curitiba. E nada mais lindo do que anunciar meu novo projeto em parceria com Valéria Cinti Fotografia e M.Officer do Shopping São José.

O projeto consiste em aliar moda e Curitiba, mostrando a beleza e contando um pouco dessa cidade linda que nos acolheu com tanto carinho. Quinzenalmente postarei fotos em algum ponto especifico da cidade contando alguns detalhes do local.

To beeeem feliz e empolgada com tudo isso, afinal, fazem dois anos que moramos aqui e ainda não conheci a maioria dos lugares, tão pouco sua história.

Nosso primeiro ensaio #AEinthestreet (alowwww essa # vai pegar ein :D) começou no Centro Histórico, mais precisamente, no Largo da Ordem.

Localizado no Bairro São Francisco, o Centro Histórico abriga construções históricas e parte das edificações mais antigas de Curitiba, incluindo o Largo da Ordem.

Considerado o coração do Centro Histórico, o Largo Coronel Enéas Largo (nome oficial), além da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga de Curitiba, abriga também outros patrimônios históricos da cidade, como: A Casa Romário Martins, Casa Vermelha, Museu de Arte Sacra, Bebedouro, além é claro, de vários barzinhos incluindo o famosérrimo Bar do Alemão e a mais que famosa Feira do Largo (vou fazer um post especial sobre ela).

Um dos lugares lindos do Largo é a Casa Vermelha.

012

Localizada no Largo da Ordem, nº 143 a Casa Vermelha foi construída em 1891 pelo alemão Wilhelm Peters, e abrigou várias lojas e sedes comerciais, passando por vários donos até que em 1993, tornou-se um espaço cultural administrado pela Fundação Cultural de Curitiba, integrado ao Memorial da Cidade.

133

Ahhhhhhhhhhhhh e não pode faltar aquela sequência de fotos que você finge estar fazendo pose e disfarçadamente tira foto da sua Fotógrafa deitada no chão em pleno Largo cheio de gente e não se aguenta de rir depois hahahaha

Mont01image

Tanto o Centro Histórico como Largo tem tantos lugares lindos que não podemos ter pressa pra conhecer, temos que ir com muita paciência e não muito tarde, pois no fim da tarde costuma ter muita gente. Neste dia conseguimos tirar fotos em frente a Casa Vermelha, Bebedouro (foto acima), Fonte da Memória (mais conhecida como Cavalo Babão), Casa da leitura Dario Vellozo e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, porém ainda quero mostrar vários outros locais.

Pro post não ficar tão cansativo, vou finalizar falando sobre a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito e depois fazer outro contando sobre os outros lugares que fotografamos, ok?!

177

Este é sem dúvida um lugar que ainda quero voltar com mais calma… No dia das fotos o tempo começou a fechar e acabamos não explorando tanto este lugar como deveríamos 🙁 portanto vou falar resumidamente sobre ela…

Inaugurada em 1737 e construída primeiramente por escravos para atender uma prática comum durante a colonização portuguesa, que era a construção de templos especialmente para os negros, com o objetivo de catequizá-los. A antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito foi a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem, e serviu de matriz de 1875 a 1893, durante a construção da Catedral, na Praça Tiradentes.

Hoje, conhecida como Igreja dos Mortos e Santuário das Almas, a atual Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito foi construída em 1946 no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931. A fachada atual ainda tem azulejos da igreja original e seu interior abriga azulejos portugueses, com os Passos da Paixão, e o túmulo do Monsenhor Celso, antigo pároco de Curitiba, falecido no mesmo ano.
Vale a pena a visita ein gente. Além de linda traz uma energia bem bacana! Vá durante o dia e aproveite pra tirar varias fotos lindas, não só lá mas em vários locais bonitos que tem…

Mont02

E ai, conhecem o Centro Histórico? Sugerem algum outro local pra visitarmos??

Ahhhhhhhhhhh repararam no look maravilhoso combinando com a Igreja? haha

Super beijo, até o próximo post!

Francielle Vitorino

Sobre Francielle Vitorino

CEO Arquitetando Estilos, Consultora de Imagem com formação em Psicologia e especialização em Análise do Comportamento e Gestão de Pessoas.
Curitiba - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Francielle VitorinoAE Conhecendo Curitiba…

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *