Arquitetando Estilos

Alimentos Afrodisíacos

Quando falamos em alimentos afrodisíacos automaticamente se desperta a curiosidade das pessoas. Ainda faltam comprovações científicas sobre a ação deles no aumento da libido, mas existem alguns alimentos que participam indiretamente nesse processo, melhorando a disposição, o bom humor, diminuindo o estresse e modulando a produção de hormônios; fatores fundamentais para uma vida sexual saudável.

Temos que ter em mente que não é uma simples refeição que vai ter esse efeito na sua vida, mas com o dia dos namorados chegando existem algumas dicas que vão ajudar a não estragar a sua noite e estimular a imaginação do seu parceiro (a).

dia-dos-namorados-afrodisíacos

Chocolate: Ajuda na produção de serotonina, que melhora o humor, bem-estar e a sensação de prazer. A feniletilamina, presente no cacau, aumenta a disposição. Prefira chocolates amargos.

morango-chocolate-afrodisíacos

Vinho tinto: Um estudo feito pela Universidade de Florença (Itália) descobriu que pode haver uma relação entre o consumo de 1 a 2 taças de vinho/dia com o aumento da libido em mulheres.

vinho tinto afrodisíaco

Gengibre: Tem ação estimulante e aumenta a temperatura corporal.

Pimenta: Melhora o fluxo sanguíneo, pode aumentar os batimentos cardíacos, libera endorfina (relacionada com a sensação de prazer) e aumenta a temperatura do corpo.

gengibre-pimenta-afrodisíacos

Peixes: Os ricos em ômega-3, como o salmão e o atum, colaboram com a produção e manutenção dos hormônios sexuais, além de também melhorar a circulação.

Ostras: São ricas em zinco, um mineral importante para a produção de esperma e de testosterona, hormônio que interfere no desejo sexual.

ostras-atum-afrodisíacos

Oleaginosas: Tradicionalmente representadas pelo amendoim, contém zinco, ômega-3, e a arginina, que promove vasodilatação, isto é, aumenta a irrigação sanguínea em várias regiões do corpo, como nas zonas erógenas.

Ovos: Tanto os de codorna, como os de galinha, são ricos em vitaminas com complexo B que participam da regulação da produção hormonal e ajudam a combater o estresse.

amendoim-ovos-afrodisíacos

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Nessa noite especial, evite refeições pesadas, ricas em gordura, açúcar e frituras. A difícil digestão destes alimentos requer mais sangue circulando no sistema digestório, o que atrapalha a vascularização das zonas erógenas e consequentemente pode diminuir a libido. Além disso, esse tipo de refeição deixa a pessoa indisposta e com sensação de cansaço.

Vale a pena evitar alimentos que deixem um sabor residual muito forte na boca depois de ingeridos, como o alho e a cebola.

Cuidado com o álcool em excesso, ele pode te fazer passar mal, causar sonolência, alterações de humor, confusão e até impotência momentânea.

dia-dos-namorados-afrodisíacos

RECEITAS

SALMÃO AO MOLHO DE LARANJA E GENGIBRE

Ingredientes: 1 quilo de filé de salmão com pele, 250ml de suco de laranja, 2 colheres de chá de vinagre balsâmico, 1 colher de chá de raiz de gengibre bem picado, Sal e pimenta aroeira a gosto.

Modo de Preparo: Aqueça o suco de laranja em fogo médio ou baixo por durante 25 minutos. Tire o suco do fogo e deixe esfriar. Depois, acrescente o vinagre balsâmico e o gengibre ao suco de laranja. Forre uma travessa com papel vegetal e ponha o filé de salmão com a pele para baixo. Agora, tempere com sal e pimenta. Cubra o salmão com a metade do suco de laranja. Asse o salmão no forno pré-aquecido a 180 graus. Depois, pincele o salmão com a metade que restou do suco de laranja e asse novamente.

NUTELLA CASEIRA

Ingredientes: 1 xícara de avelãs, 100g de chocolate meio amargo, 1 xícara de leite de coco, 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de essência de baunilha.

Modo de Preparo: Deixe as avelãs de molho em água durante a noite (de 6 a 8 horas). Tire a “pele” da avelã e coloque em uma frigideira para secar em fogo baixo. Quando começar a “estralar” está pronto. Coloque em um liquidificador ou processador e triture bem até’ as avelãs até ficarem como uma farofa o mais fina possível. Derreta o chocolate no micro-ondas (cerca de 1 a 2 minutos). Coloque em uma panela o leite de coco, o mel e a essência de baunilha e misture bem. Junte tudo no processador (avelã triturada, chocolate derretido e leite de coco) e bata até ficar bem homogêneo. Pronto! Coma com frutas e se delicie.

CREME DE AMÊNDOAS E CACAU

Ingredientes: 1 colher de chá de cacau em pó, 1 banana congelada, 4 amêndoas picadas, 1 colher de sobremesa de aveia em flocos.

Modo de Preparo: Misture as amêndoas picadas com a aveia e o chocolate. Bata a banana congelada no liquidificador, coloque em um recipiente e polvilhe com a mistura. Sirva em seguida. Opcional: um fio de mel para adocicar a preparação.

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloAlimentos Afrodisíacos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *