Arquitetando Estilos

Armário cápsula. O que é, qual o objetivo e como fazer.

O armário cápsula ou capsule wardrobe não é nada novo, mas nos últimas dias ando vendo muito sobre ele nas redes sociais, então, resolvi falar sobre o assunto. Se prepara, pega a pipoca e senta que lá vem TEXTÃO!

Que um guarda-roupa ou closet organizado facilita a nossa vida, todo mundo já sabe, inclusive, fiz um post falando sobre detox no guarda roupas aqui:

7 dicas para fazer um detox no guarda-roupas

Mas, vamos ao que interessa…

O que é e como surgiu o Armário Cápsula ou Capsule Wardobre?

O termo “guarda-roupa cápsula” foi criado em 1970 em Londres por Susie Faux, na época, dona de uma loja chamada “Wardrobe”, segundo ela, um guarda-roupa cápsula era definido como um guarda-roupa compacto composto de peças básicas na coordenação de cores e que combinam entre si – geralmente com 30 itens ou menos, incluindo sapatos e às vezes até acessórios podendo ser atualizado com alguns novos itens da moda ou sazonais duas ou três vezes por ano. O objetivo era ter um guarda-roupa simplificado de peças de alta qualidade que pudessem ser usadas com frequência e combinadas entre si, economizando, assim, dinheiro, espaço no armário e tempo. Porém, somente em 1985 que o guarda-roupa cápsula ganhou notoriedade América afora graças à designer Donna Karan e sua coleção “Seven Easy Pieces”.

Resumindo…

O armário cápsula nada mais é do que um armário com poucas peças que se misturam entre si rendendo looks versáteis e práticos.

Bom, como viram, a ideia tem mais de 40 anos, porém, em meio a tanta correria do dia a dia, necessidade de mais praticidade e conscientização quanto a sustentabilidade, o termo tem ganhado cada vez mais espaço gerando diversos projetos, como por exemplo, um dos mais famosos, intitulado, “Project 333”, da blogueira norte-americana Caroline Rector, que relatou tudo em seu blog Unfancy.

Em seu projeto, Carolina propôs a montagem de um guarda-roupa de 33 peças para ser utilizado durante 3 meses – uma estação -, sendo renovado ao fim de cada uma delas.

Como montar um armário cápsula?

Existem várias formas de montar um armário-cápsula, porém, uma boa ideia é que se faça uma combinação delimitada por estações, assim como Caroline propõe, deixando mais fácil a organização das peças. A quantidade de roupas deve ser delimitada por você, a recomendação é de que varie entre 30 e 40 peças que combinem entre si, incluindo acessórios como bolsas, lenços e sapatos, nessa lista não entram roupas de festa, pijamas, roupas íntimas ou até mesmo roupas de ginástica.

Caso você ache que esse modelo de armário cápsula é “muito” pra você, há outro modelo que atrai muitos adeptos, a criação de “pequenas cápsulas” dentro do guarda-roupa, de acordo com os espaços em que você mais transita. Ex. Roupas de trabalho, roupas de lazer, roupas de festa, etc. Dentro dessas pequenas cápsulas, um número saudável varia entre 10 a 12 peças – roupas e acessórios – que combinem entre si.

Dicas universais…

  • Conheça e entenda seu estilo pessoal – já falei da importância disso aqui -> Estilo Pessoal. Você sabe qual é o seu? – conhecendo seu estilo, fica mais fácil de identificar o que realmente precisa ficar em sua cápsula.
  • Faça uma relação de necessidades – pense em quantas horas por semana você gasta em lazer, trabalho e vida social, identificando o tipo de roupa para cada ocasião e então invista no que mais precisará.
  • Comece pela parte de baixo – Cada peça do guarda-roupa deve combinar com algo entre duas a cinco outras peças, para render boas composições. um número bem legal é de 3 para 1, ou seja, 3 partes de cima para 1 parte de baixo. Ah e não esqueça que vestido também é considerado parte de baixo, ok?

Fonte: http://www.devastateboredom.com/2015/09/how-to-have-minimalist-capsule-wardrobe-easy-secret.html

  • Defina uma paleta de cores – Cores como preto, branco, off-white, marrom, cinza e azul marinho combinam com tudo, porém, isso não quer dizer que você tenha que ter somente essas cores em sua cápsula, a dica é restringir a quantidade de cores na maioria das peças e deixar os tons vibrantes ou estampas para algumas peças, de preferência partes de cima. Fiz um post sobre mix de estampas que pode e ajudar -> Mix de Estampas. Como fazer?
  • Escolha bem os acessórios – Já que os calçados e acessórios também entram na conta, invista em modelos que combinem com a maioria dos seus looks.
  • Pense nos tecidos e modo de lavagem – É importante que em sua cápsula tenha tecidos simples, duráveis e que sejam simples de lavar, afinal, você precisará lavá-las com mais frequência.
  • Separe e fotografe – Após pensar em seu armário cápsula e separar as peças, fotografe todas as montagens de looks, assim, você terá o registro de tudo facilitando sua vida na hora que bater dúvida do que vestir.

Exemplo de cápsula. Fonte: https://jaydearchives.com/2018/05/my-18-summer-capsule-wardrobe/

Mais um exemplo legal para visualizar melhor as combinações…

Fonte: https://ablondesmoment.com/12-outfits-in-a-carry-on/

Caso você ainda não tenha se convencido do poder de um armário cápsula, cito 5 bons motivos:

  1. Escolhas rápidas e eficazes;
  2. Compras mais precisas, afinal você consegue identificar exatamente o que precisa; Veja -> Custo x Benefício na compra de roupas
  3. Combinações certeiras;
  4. Evitar possíveis repetições de peças;
  5. Agilidade na hora de se vestir.

Bom, com isso fica ainda mais clara a necessidade do guarda-roupas eficaz, certo?

Para refletir…

Lembre-se que um guarda-roupas legal é aquele que tem coisas lindas, que combinem de verdade com a vida que a gente leva e não com a vida que a gente sonha ter… Já vi muita gente vive reclamando de ter um o armário cheio de roupas, mas não conseguem “ter paz” ao se vestir, pois sempre ficam com a sensação de não ter o que usar e acabam vestindo sempre as mesmas peças. – Já falei sobre o assunto aqui -> O que aprendi com o desafio #1lookporumasemana – O objetivo do armário cápsula é o de diminuir essa sensação e, consequentemente, o consumo, simplificando sua própria vida. Se você está precisando disso, tente experimentar o método durante uma temporada e aproveite a oportunidade para refletir e reavaliar.

E aí, acha que consegue? Vamos tentar?

Beijos,
Fran Vitorino.

Links recomendados:

Armário-cápsula! Aprenda a montar um guarda-roupa completo com 30 peças essenciais

Planejamento gratuito (em inglês) da Caroline Rector do blog Unfancy

Lista de roupas bem legais para ter em seu guarda-roupa e como aproveitar melhor as liquidações

Francielle Vitorino

Sobre Francielle Vitorino

CEO Arquitetando Estilos, Consultora de Imagem com formação em Psicologia e especialização em Análise do Comportamento e Gestão de Pessoas.
Curitiba - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Francielle VitorinoArmário cápsula. O que é, qual o objetivo e como fazer.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *