Arquitetando Estilos

Benefícios do Pompoarismo

Pompoarismo, uma palavra desconhecida para alguns, para outros pode ter diversos significados sexuais, mas a sua definição vai muito além disto.

Por ser mal utilizado e até mal divulgado por alguns profissionais, seu conceito ficou cercado de preconceitos e ligados à pornografia ou à prostituição.

A melhor definição para a prática do pompoar (exercícios de Kegel) está relacionada a uma boa saúde íntima e sexual, sendo uma forma de ter maior consciência vaginal, melhorando o conhecimento do seu corpo, bem como sendo capaz de intensificar o prazer durante o ato sexual.

Uma outra proposta do pompoarismo é o benefício para a saúde da mulher, visando fortalecer os músculos da vagina, períneo e musculatura pélvica, a fim também de prevenir a queda da bexiga e a perda urinária (principalmente na terceira idade), também auxiliar gestantes no parto normal e no tratamento do vaginismo e dispareunia (qualquer tratamento de disfunção sexual é importante realizá-lo com um profissional especializado, podendo ele ser um psicólogo especialista em sexologia, médico ou fisioterapeuta especialista em uroginecologia), pois por mais simples que os exercícios possam ser, cada caso requer uma atenção e cuidados diferenciados, principalmente com relação às disfunções sexuais (dispareunia, vaginismo e anorgasmia) que envolvem questões emocionais.

Podemos relacionar os exercícios para melhorar o desempenho sexual, não apenas para quem pratica, mas para o casal, pois pode promover sensações diferentes e intensas que ainda não foram vivenciadas.

Se pararmos para analisar ao que damos importância, o culto ao corpo está cada vez mais intenso para a sociedade, as academias lotadas, cuidados com alimentação, mas sequer sabemos que temos um músculo no períneo que também precisa ser fortalecido, e não apenas para as mulheres, mas para os homens também é importante ter a consciência desse músculo e trabalhá-lo. O homem exercitando o músculo pubococcígeo também o beneficiará em sua saúde íntima e sexual.

Em se tratando de alguma disfunção sexual masculina, nos casos de ejaculação rápida pode ser um exercício facilitador para um maior controle da ejaculação.

Os exercícios se baseiam primeiramente em identificar a musculatura que será trabalhada, contrações dos músculos pubococcígeos (músculos ao redor da vagina e do ânus) e posteriormente a inserção de exercícios com a utilização de acessórios, ampliando a capacidade dos movimentos vaginais, bem como trabalhar com exercícios para o desenvolvimento e aprimoramento do autoconhecimento e exercícios posturais.

Alternando ritmo de contração, postura e acessórios o treino se torna mais dinâmico para que esse fortalecimento seja mantido por um tempo. Como qualquer musculatura do nosso corpo, esta também precisa de atenção, portanto, não adianta fazer apenas por um tempo pequeno e parar, é necessário estender os exercícios para que a longo prazo os benefícios sejam melhores.

Motivos existem para darmos a importância em trabalhar com esse músculo que está escondidinho, e não requer tanto esforço. Os exercícios sem os acessórios podem ser feitos no trabalho, no carro, na fila do banco ou do supermercado, pois apenas os músculos internos estarão sendo contraídos, sendo imperceptível para as outras pessoas, e bastam apenas alguns minutos.

O treino deve se adequar a cada um de forma subjetiva, de acordo com a história e valores construídos, sempre no limite de cada um, conforme também ao ritmo e ao tempo disponível. Em meu trabalho, por exemplo, não gosto de trabalhar com exercícios prontos para todas as pessoas, acredito que o melhor resultado é adaptar cada exercício de forma individual, pois cada pessoa é única em sua forma de ser, em sua história de vida e em suas dificuldades. E devemos olhar também para o conteúdo a ser trabalhado, que nem sempre estará relacionado apenas aos exercícios, mas também ao emocional dessa pessoa, por isso também a importância de procurar um profissional de confiança.

Trabalhar com a nossa consciência corporal, aprimorando o nosso autoconhecimento e intensificando a nossa saúde irá refletir em diversos aspectos positivos, incluindo uma vida sexual muito mais satisfatória.

Abraços,
Adriana Visioli

Adriana Visioli

Sobre Adriana Visioli

Psicóloga com especialização em Análise do Comportamento e Terapia Sexual e de Casal.
Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Adriana VisioliBenefícios do Pompoarismo

Related Posts

Deixe uma resposta