Arquitetando Estilos

Capitu ou Julieta? Capitu e Julieta!

Se Capitu se apresentasse a ti, no primeiro dia do outono, e dissesse que aquela é sua estação, qual seria sua reação?

Se Julieta se apresentasse a ti, no primeiro dia da primavera, e dissesse que aquela é sua estação, como seria sua reação?

Temos Capitu e Julieta dentro de nós? Estereótipos de mulheres tão diferentes e tão iguais. Criadas em séculos, comportamentos e vivências diferentes, mas com histórias tão parecidas? Tão próximas a nós.

Capitu: A mais famosa personagem de Machado de Assis, com “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”.  Seríamos nós um pouco de Capitu?

Julieta:  A protagonista da história mais triste que já existiu… “ Nunca houve história mais triste que a de Julieta e seu Romeu”. Se casou em segredo, consolidou seu casamento – segundo as falas da época – em total sigilo e se matou pelo seu amado, porque ficar longe dele era mais doloroso que um punhal no peito.

Ambas histórias dramáticas e cheias de ensinamentos, de mulheres fortes e decididas pelo que acreditavam e sentiam.

Capitu largou Bentinho quando este ficou louco de ciúmes, Julieta morreu por seu Romeu… Somos um pouco de cada uma delas, temos a história de mulheres tão diferentes e igualmente fortes dentro de nós…

Capitu é outono… A previsão da caída das folhas, a imprevisão de suas cores. O outono é a confusão dos pensamentos que Capitu gera, o frio chegando, sem nunca saber quando, a falta total de planejamento, o não saber o que vai acontecer, se esse não é o “mar de ressaca” de Capitu, não sei descrever o que é.

Qual estação combina mais com Julieta que a primavera? As flores que nascem, o amor incondicional a si, ao outro e a suas paixões. O verão quase lá, o sol todos os dias com a chuva de vez em quando, é mudança e selvageria pura, como a menina no século dezesseis. São flores nascendo e a beleza se espalhando, o perfume exala e conquista até o mais sóbrio de todos os corações. Shakespeare se inspirou na primavera para descrever Julieta e precisou como poucos a estação interior de uma mulher apaixonada.

Todas temos Julieta e Capitu, algumas menos, outras mais, mas temos. Temos também Marie Curie, Amelia Earhart, Clarice Lispector, Margaret Thatcher , Rainha Elizabeth. Somos mulheres, somos meninas, somos garotas e temos todas as que vieram antes de nós dentro de nós, nossa alma, nosso coração, nossas lutas. Temos todas as estações em nós.

“Seja gentil e tenha coragem” Ainda não vivemos metade do que viemos viver.

 

Posts Aleatórios

Gabriela Bergamo EstevesCapitu ou Julieta? Capitu e Julieta!

Related Posts

Deixe uma resposta