Arquitetando Estilos

CESARIANA, QUANDO DEVE SER REALIZADA?

Ter uma fêmea junto de um macho em casa é algo um pouco complicado quando nenhum dos dois é castrado, pois poderão vir bebês por aí! As fêmeas caninas entram no cio a cada 6 meses e a gestação dura em torno dos 63 dias, já as fêmeas felinas possuem cio bem variado e a gestação é de mais ou menos 72 dias.

Muitas pessoas procriam seus animais para venda, ou para ter outros animais ou para dar a outras pessoas. Uma prática que, muitas vezes, é necessário o acompanhamento do médico veterinário.

Através de exames ultrassonográficos, a partir dos 21 dias de gestação, os bebês podem ser acompanhados, antes disso é um pouco difícil de avaliar por conta do tamanho dos sacos gestacionais. Não é algo que os donos se atentam em realizar, mas é necessário caso tenham interesse sobre esses filhotes, pois, através da ultrassonografia, avaliamos os tamanhos desses filhotes, formação dos órgãos, e estimativa da previsão do parto.

As fêmeas caninas e felinas podem apresentar problemas durante o parto e ser necessário a indicação da cesariana. As causas podem ser variadas, sendo elas: fetos muito grandes, mal posicionamento ou malformados, tamanho reduzido do canal pélvico. As cesarianas acabam sendo realizadas em animais muitos pequenos e de raças braquicefálicas (Pug, Bulldog, Persas…)

Quando não é realizado o acompanhamento ultrassonográfico e a fêmea entra em trabalho de parto como posso saber se ela irá conseguir ter os filhotes normalmente?

A partir do momento que ela soltar o tampão mucoso que é parecido com uma clara de ovo ela começará a entrar em trabalho de parto, que pode durar de 2 a 4 horas até a chegada do primeiro filhote. Se a fêmea expulsou o líquido e os filhotes não nasceram dentro deste período provavelmente já estão em sofrimento fetal. Caso a fêmea tenha conseguido ter o primeiro filhote, o intervalo entre o nascimento de um filhote e outro deve ser em torno de 2 horas, porém se o segundo filhote ultrapassar de 2 horas para nascer após o primeiro, provavelmente não irá conseguir nascer e todos os demais filhotes irão sofrer podendo vir a óbito.

A partir do primeiro sinal de trabalho de parto fique atento e, caso não ocorra o nascimento dos filhotes, leve o quanto antes para realização do procedimento de cesariana, pois a mãe também estará sofrendo, podendo vir a óbito se não cuidada.

A primavera é a época dos nascimentos e devemos ficar de olho nas nossas mamães felinas e caninas.

Eduarda Mansour

Sobre Eduarda Mansour

Médica Veterinária pós graduada em Clínica médica e cirúrgica de pequenos animais.
Cascavel - PR.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Eduarda MansourCESARIANA, QUANDO DEVE SER REALIZADA?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *