Arquitetando Estilos

Chá de Hibisco – Saúde e Emagrecimento

Olá pessoal! Acredito que a maioria de vocês já deve ter ouvido falar no chá de hibisco, bastante conhecido pelo seu efeito diurético. Mas você sabia que além de reduzir a retenção de líquido ele também pode ajudar no emagrecimento? Isso porque o chá de hibisco é capaz de diminuir a adipogênese (produção de células de gordura)! E quanto mais adipócitos, mais gordura se acumula no corpo.

hibisco-1

O chá também contém substancias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e protegem o coração. Ele é capaz de ajudar no controle da hipertensão, reduzir os níveis de colesterol “ruim” e aumentar o “bom”.

Além disso, o chá também pode dar uma mãozinha para quem sofre de constipação intestinal. Quando combinado com canela, modula os níveis de insulina e ajuda a diminuir a vontade de comer doces.

chá de hibisco

Mas cuidado, ele também tem suas contraindicações. Por ter ação diurética, o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. A falta destas substâncias pode até levar à desidratação. Seu efeito anti-hipertensivo pode abaixar a pressão arterial. E o chá de hibisco também deve ser evitado por mulheres que estão tentando engravidar, gestantes e lactantes.

hibisco-4

Não existe ainda um consenso sobre a quantidade recomendada a ser tomada por dia, por isso é indicado que a pessoa observe os efeitos no seu organismo e cuide com o excesso.

Observe a procedência da erva e caso compre o chá em pó ou em saquinhos, olhe nos ingredientes e evite aquele que tiver açúcar na composição.

hibisco-2

Como preparar o chá de hibisco?

Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa hibisco seco (ou 2 sachês). Tampe o recipiente (abafe) e deixe descansar por 5 minutos e coe em seguida. Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta. A medida para 200ml de água (1 copo) é uma 1 colher de chá da erva (o que equivale 5g da flor seca).

hibisco

Você pode combinar o chá de hibisco com outras ervas e especiarias, como gengibre, canela, chá verde, cavalinha, casca de maçã, camomila…Ou até mesmo misturar no suco. Mas tem duas receitas que eu achei super legais e diferentes que eu quero compartilhar com vocês. Espero que gostem <3

hibisco-3

BALA (GELATINA) DE HIBISCO

Ingredientes: 2 colheres de sopa de hibisco, 450 mL de água quente, 50 mL água, 2 pacotes de gelatina incolor sem sabor, Opcional: Adoçante (stévia ou xilitol).

Modo de Preparo: 1. Colocar a água quente no hibisco e deixar descansar por 5 minutos. 2. Dissolver os pacotes de gelatina incolor nos 50 ml de água em temperatura ambiente. 3. Coar o chá de hibisco. 4. Misturar o chá com a gelatina dissolvida. 5. Colocar a mistura em um recipiente médio. 6. Levar a geladeira por 2 a 3 horas, até ficar firme. 7. Cortar e servir!

PUDIM DE CHIA COM CHÁ DE HIBISCO

Ingredientes: 100ml de chá de hibisco, 2 colheres de sopa de chia, 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional), Stevia (ou adoce como preferir).

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes em um recipiente e leve para a geladeira por cerca de 4 horas. Você também pode misturar os ingredientes e deixar descansando até que a chia torne a mistura mais consistente e consumir morno ao invés de gelado.

hibisco-9

Para saber mais sobre as propriedades da CHIA é só clicar AQUI e acessar o post em que eu falei dessa sementinha poderosa.

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloChá de Hibisco – Saúde e Emagrecimento

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *