Arquitetando Estilos

Chá e suas Propriedades Terapêuticas

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e pode ser utilizado para ajudar a aumentar o consumo de líquido no dia, socialmente ou para obter benefícios de suas propriedades terapêuticas, desde que se saiba quando, o quanto e como utilizá-lo.

Lembrando que mesmo sendo algo natural, chás também podem causar reações adversas. Procure um profissional adequado para te orientar.

O modo de preparo do chá depende geralmente da parte da planta que vai ser usada:

« INFUSÃO » Conhecida popularmente como chá caseiro. Para o preparo, é despejada água fervente em um recipiente (em geral uma xícara de vidro ou porcelana com capacidade de volume variando entre 150 e 200ml), junto com duas colheres de chá da planta desidratada (seca) ou 1 colher de chá da planta in natura (fresca). Espera-se de 5 a 10 minutos, abafando o recipiente, sendo esta forma ideal para as folhas, as flores e os ramos finos.

« DECOCÇÃO » É o processo de cozimento das plantas medicinais que são colocadas em recipiente adequado (não metálico). Essa técnica é utilizada para plantas como casca, raiz e folhas muito duras. Os intervalos de tempo médio estabelecidos para as ervas em fogo brando são: Folhas e flores: 2 minutos; Raízes e caules: 7 minutos; Planta toda: 10 minutos.

Os chás podem ser consumidos mornos ou frios e não devem ser reaquecidos para não perder suas propriedades.

REFERÊNCIA: KALLUF, L. Fitoterapia Funcional: Dos princípios ativos à prescrição de fitoterápicos. 2 ed., 2015.

Atenção: Os chás podem ser consumidos mornos ou frios e não devem ser reaquecidos

Algumas receitas de chás que podem ser úteis no dia a dia da Nutricionista Especialista em Fitoterapia Ana Paula Pujol

Chá para Reduzir a Azia

Ingredientes: 2 colheres de sobremesa de gengibre (6g) + 3 colheres de chá de funcho (10g) + 5 colher de chá de hortelã (8g) + 1 litro de água.

Modo de Fazer: Colocar o gengibre em água fria (1 litro), levar ao fogo, quando levantar fervura (100°C) contar no mínimo 5 minutos e desligar. Quando a água atingir 85°C adicionar o funcho e o hortelã, abafar e deixar em infusão por 5 a 10 minutos. Coar. Consumir 1 xícara (200ml) após as refeições.

Chá Diurético

Ingredientes: 1 litro de água + 5 colheres de sopa de hibisco (30g) + 3 colheres de sopa (18g) de cavalinha

Modo de Fazer: Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que começar a levantar as primeiras bolhas, (100°C) desligue. Quando a água atingir 85°C acrescente o hibisco e, então a cavalinha. Abafe por 10 minutos e coe em seguida. Tome durante todo o dia e, principalmente, 30 minutos antes das refeições. Consumir 1 xícara (200ml).

Chá Digestivo para a Redução de Gases e Distenção Abdominal (Estufamento)

Ingredientes: 3 colheres de chá de funcho (10g) + 2 colheres de sobremesa de gengibre (6g) + 5 colheres de chá de hortelã (8g) + 1 litro de água.

Modo de Fazer: Colocar o gengibre em água fria, após levar ao fogo, quando levantar fervura (100°C) aguardar de 5 a 10 minutos e desligar. Quando a água atingir 85°C adicionar o funcho e o hortelã. Deixa em infusão por 5 minutos. Consumir 1 xícara (200ml) após as refeições.

Chá para Insônia

Ingredientes: 40g de mulungu + 40g de camomila + 40g melissa + 1 litro de água

Modo de Fazer: Misturar as ervas em proporções equivalentes, triturar no mixer ou liquidificador e armazenar em uma embalagem de vidro bem fechada, guardar ao abrigo da luz e umidade. Utilizar 5 colheres de sopa cheia (30g) da mistura para 1 litro de água quente (85°C). Deixar em infusão por 10 minutos. Consumir 1 xícara (200ml) antes de dormir.

Chá para Diminuir a Cólica Menstrual

Ingredientes: 1 colher de sobremesa (3g) de calêndula + 3 colheres de sopa (9g) de orégano seco + 1 litro de água

Modo de Fazer: Ferver a água (100°C) e desligar. Quando a água atingir 85°C adicionar as ervas e deixar em infusão por 10 minutos. Consumir 1 xícara (200ml) antes de dormir.

Chá para Dor de Cabeça

Ingredientes: 1 colher de chá (3g) de casca de laranja desidratada + 3 colheres de sopa (20g) de alfafa desidratada + 2 colheres de sopa de hibisco desidratado (12g) + 1 litro de água

Modo de Fazer: Colocar a casca de laranja em água fria (1 litro), levar ao fogo, contar 5 minutos após levantar fervura (100°C) e desligar. Quando a água atingir 85°C adicionar a alfafa e o hibiscos e deixar em infusão por 10min.

Chá Termogênico

Ingredientes: 1 fatia de abacaxi (100g) + 2 colheres de sobremesa de gengibre (6g) + 2 colheres de sopa (12g) de casca de romã + 1 litro de água

Modo de Fazer: Colocar em água fria o abacaxi, o gengibre e o romã, levar ao fogo, quando levantar fervura (100°C) esperar 5 minutos e desligar. Consumir uma xícara de chá (200ml) nos intervalos das refeições, até 5 vezes por dia.

Você encontra outras dicas e receitas de chás no post TOME CHÁ.

Também tem post falando sobre o chá de HIBISCO e o MATCHA (uma espécie de chá verde mais concentrado).

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloChá e suas Propriedades Terapêuticas

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *