Arquitetando Estilos

Degustação em Casa

Um bom jeito de começar a entender ou fixar melhor na mente e nos sentidos os conceitos relacionados ao vinho é experimentando. Sim, degustando!! E que tal uma degustação em casa, com pessoas queridas, sem muito formalismo mas aprendendo pra valer?

É uma tarefa árdua, mas necessária…hehehe…

Muitas pessoas dizem que não gostam de vinho mas estão sempre provando o mesmo estilo e isso dificulta a compreensão sobre um universo tão grandioso. Se você tem amigos, familiares, namorado, marido ou enrosco que curte vinhos também sugiro que “brinquem” de degustação, provem dois vinhos juntos e assim entendam melhor que rumos devem tomar na próxima compra.

Para isso você precisa, primeiramente, se arriscar. Se for pra tomar o malbec ou cabernet de sempre nem adianta começar… Vale se aventurar pelas prateleiras, vale pedir ajuda ao profissional da loja, vale ler nossos posts anteriores…. Degustação em casa pede um certo empenho mas te garanto: Vale muito a pena!

Seguem algumas sugestões de duelo que podem ser bem didáticos e gostosos:

Degustação Regional:

Dois rótulos produzidos na mesma região, produtores diferentes e mesma uva. Isso pode lhe dar uma noção do quão é importante a mão do enólogo na produção do vinho. Sob as mesmas condições de solo e climáticas é possível se obter vinhos bem diferentes com o trabalho de vitivinicultura e também na adega.

Mesma uva de regiões diferentes:

Como disse acima, o terroir interfere muito no caráter do vinho e provar a mesma uva produzida em regiões diferentes dará a você a exata proporção do quanto isso é importante. Na foto abaixo dois vinhos italianos da uva Falanghina produzidos em sub regiões diferentes.

Degustações em casa

Novo Mundo x Velho Mundo:

Um clássico das degustações. Que tal um Syrah francês e um australiano, por exemplo? Fizemos essa degustação há alguns meses e foi fantástica. Os dois rótulos da foto são de importação da Decanter. O post sobre eles você encontra aqui.

Degustação de vinhos em casa

Espumantes Charmat x Champenoise:

Espumantes da mesma região, preferencialmente do mesmo produtor, cada um elaborado por um método. Isso ajuda a entender melhor o conceito e como um fica diferente do outro com as fermentações realizadas. Para saber mais sobre essa diferença, leia aqui. 

A foto é de uma degustação com os alunos da Menu e com um dos espumantes que mais amo: YOO. Brasileiro, super custo benefício. Vale provar!

Mesmo vinho em taças diferentes:

Cada vinho tem uma taça que se adapta melhor ao seu estilo. Logo falaremos disso por aqui, mas vale testar em casa e ver como os aromar chegam de modo diferente quando o acesso também não é o mesmo a eles. Na foto abaixo um vinho laranja degustado em taça Bordeaux e no copo baixo. Uma experiência muito interessante que contei aqui.

Mesmo vinho de safras diferentes:

Com essa experiência é possível sentir bem os efeitos do clima predominante no ano da safra bem como o vinho envelhece e muda de um ano para o outro. Na foto abaixo dois espumantes Estrelas do Brasil, safras 2006 e 2007 degustados em conjunto e em taças diferentes.

Mesma Uva com Madeira e sem Madeira:

A madeira imprime diversas características aos vinhos. Aos brancos adiciona corpo, cremosidade..Nos tintos pode aumentar os taninos, interferir na tonalidade e nos aromas. Uma boa dica é fazer essa brincadeira com a Chardonnay. Como é uma uva neutra, as mudanças quando sua vinificação é exclusiva no inox ou quando há passagem por madeira são evidentes.

Vinhos em taças pretas:

Eu adoro fazer isso! Servir um vinho em taças pretas dificulta o primeiro passo de uma degustação que é o visual. As pessoas geralmente se confundem e não sabem se estão provando banco, tinto, rosé…. Quer saber mais sobre a importância dessa etapa na degustação? Clique aqui.

Gostaram das ideias? Quem precisar de ajuda ou tiver dúvidas é só entrar em contato por aqui que respondo a vocês.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

 

Ps. As fotos em destaque e a do vinho laranja são da fotógrafa Tracy Tupich.

Sobre Keli Bergamo

Advogada e Especialista em Vinhos Wset 3. Londrina - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Keli BergamoDegustação em Casa

Related Posts

Deixe uma resposta