Arquitetando Estilos

Dia dos namorados é importante, não ignore esta data!

O dia dos namorados está quase aí, e escuto de muitas pessoas que não irão fazer nada neste dia porque o relacionamento não está bom. Por isso resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

Resultado de imagem para 2 corações 3dCostumo fazer uma comparação para os casais que me procuram: relacionamento é igual administrar uma empresa, quando percebe que não está bom, é necessário descobrir o problema, buscar a solução e executar, ao contrário, essa empresa pode ir à falência. Dentro de um relacionamento é a mesma situação.
Para descobrir qual é o problema, é necessária a comunicação. Conversar, ouvir, fazer perguntas, observar a reação do outro, e dar importância para que o outro fala. Após identificar onde cada um não está satisfeito, é a hora de propor a solução, escutar o que o outro propõe, e o mais importante, concordarem com esse plano de ação. Quem fará o quê, e executar, colocar em prática o que foi negociado pelo casal. Apenas a conversa não funciona, precisa ter uma ação.
Sei que este tipo de conversa nem sempre é agradável e simples como se parece, pode causar conflitos durante este diálogo, pois cada um pode pensar de uma maneira, tem seus princípios e necessidades diferentes do outro. Sem problemas! Discutir também faz parte desse processo. Mas lembre-se, discutir sempre com respeito ao outro, sem ofensas ou agressividade verbal/física. Uma discussão para pontuar o lado de cada um, e nessa hora, também será importante saber escutar. Não é fácil escutar reclamação, cobranças, por isso devemos treinar o que eu chamo de escuta aberta, uma escuta visando entender o outro, as necessidades, para não bloquearmos todas as informações e todo o desgaste daquela conversa não valer de nada.
Muitos casais que chegam no consultório a “um fio” da separação, eu pergunto:
Vocês já fizeram alguma coisa para melhorar? Já conversaram e buscaram uma mudança?
Muitos podem estar pensando:
“Dia dos namorados e ela fala em problemas, não deveria ser uma data tranquila, romântica, sem brigas?”.
Lógico! Não vai ter esse tipo de conversa bem no dia dos namorados. Aproveite esta data para dar um empurrãozinho no relacionamento, ou até mesmo uma apimentada. Use da criatividade, inove, dê um bilhetinho, uma flor, um chocolate ou qualquer outro presente; arrume o quarto de forma romântica, jantem em casa ou no restaurante, mas que seja diferente dos outros dias, não passe essa data em branco.
Aproveite o dia dos namorados para começar a melhorar, e se já está bom, para melhorar mais ainda. Inclua emoções positivas, e passe isso para o outro. Este dia é uma oportunidade e oportunidades não devem ser ignoradas, isso sim seria um erro.
As vezes achamos que o outro que não faz nada e, não percebemos que nós também não fazemos. Ficar esperando uma atitude apenas do outro, faz com que nos acomodamos também.  E nem sempre o outro que está errado, também devemos se voltar a nós.
Se você sabe que o seu ou sua parceira não tem iniciativa, faça você, ou propõe para planejarem juntos o que irão fazer. Mas lembre-se, deixe a conversa sobre problemas para outro dia. Mas não deixe de conversar sobre o assunto. Expor sentimentos e frustrações também ajuda o outro a nos compreender.
Mesmo tendo problemas mal resolvidos entre vocês, relaxe nesta semana, dê estímulos positivos ao outro, busque harmonizar o problema e o relacionamento. Até porque você não vai resolver tudo em apenas uma conversa, ou de um dia para o outro. Curta o dia dos namorados, aproveite para ter esse momento prazeroso. Pode ser que o problema não esteja onde você acredita, e sim na falta de curtir mais os momentos a dois.
Lembrem que problemas sempre irão aparecer, o que fará toda a diferença será como esses problemas vão sendo pontuados e resolvidos. Portanto, não se desanime. Colabore para a sua felicidade nesse dia dos namorados! Você também é responsável por ela!
Desejo a todos os casais apaixonados, não apaixonados, casados, amasiados, apenas namorados, noivos, que se amam, que não se amam, sendo um casal, um ótimo DIA DOS NAMORADOS!!
Psi. Adriana Visioli
Adriana Visioli

Sobre Adriana Visioli

Psicóloga com especialização em Análise do Comportamento e Terapia Sexual e de Casal.
Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Adriana VisioliDia dos namorados é importante, não ignore esta data!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *