Arquitetando Estilos

DICAS PARA NÃO GANHAR PESO NO INVERNO

Nem só de sopas é feito o inverno! Nesse post vou passar pra vocês as dicas gerais sobre a alimentação para você não ganhar peso nessa estação 😉 Vamos lá:

Algumas pessoas têm dificuldade para comer salada em dias muito frios, a sugestão é consumir os legumes e verduras grelhados, refogados ou iniciar a refeição com uma sopa de legumes. As hortaliças podem ser grelhadas junto com a carne que você escolher ou preparadas junto com o carboidrato, por exemplo: frango grelhado com legumes ou batata feita com legumes refogados. Lembrando sempre de usar o mínimo de óleo nessas preparações.

legumes-refogados-sem-óleo-inverno

Prefira molhos feitos de tomate e especiarias aos molhos brancos que geralmente contém queijos gordurosos e creme de leite em sua composição.

As frutas podem ser consumidas aquecidas e com canela. Para matar a vontade de comer doce, você pode acrescentar um fio de mel natural de abelhas, que além de gostoso possui propriedades benéficas para seu sistema imunológico.

abacaxi-assado-inverno

Beba água! A ingestão de líquidos diminui nessa época e muitas vezes a sede pode ser confundida com a fome. Além disso, a água é importante para manter a pele, lábios e cabelos hidratados.

Você pode complementar o consumo de líquidos com os chás e de quebra aproveitar as propriedades benéficas das ervas, frutas ou raízes escolhidas. Evite adoçar.

líquidos-chá-inverno

Chocolate quente: procure as versões mais magras, sem chantili e creme de leite. Prefira receitas feitas com leite desnatado ou vegetal e achocolatados com menos açúcar e mais cacau.

A mesma dica vale para a fondue doce: prefira os chocolates mais amargos e ingredientes menos calóricos. Faça um prato bem generoso de frutas como acompanhamento.

chocolate-quente-fondue-inverno

Fondue de carne: No preparo, grelhe a carne antes de levá-la a panela, assim ela absorve menos gordura. Fondue de queijo: os molhos podem ser combinados com vegetais e queijos magros. Evite ingredientes como creme de leite maionese.

Modere no consumo de bebidas alcoólicas, como o vinho e o quentão.

fondue-vinho-inverno

E por último, mas não menos importante, não esqueça da atividade física! O frio pode até desanimar, mas se lembre daquela sensação boa de dever cumprido que você sente quando termina! A gente sempre acaba pensando “ainda bem que eu vim hoje!” hahaha! Outra dica é investir nas atividades in doors, que não deixam você usar os agentes externos como a chuva e frio como desculpa pra faltar 😛

exercício no inverno

RECEITINHAS PARA UM INVERNO MAIS LEVE E SAUDÁVEL

QUENTÃO DE HIBISCO (sem álcool)

Ingredientes: 1 litro de água, 2 colheres de sopa de hibisco desidratado, 1 rodela grossa de gengibre, 2 colheres de sopa de maçã desidratada, 1/3 de casca de laranja seca, 4 cravos da índia, 1 pau de canela.

Modo de Preparo: Colocar os ingredientes (exceto o hibisco) em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Após a fervura, desligue o fogo, acrescente o hibisco e abafe por 10 minutos. Está pronto para beber.

CHOCOLATE QUENTE DO BEM

Ingredientes: 1 xícara de leite vegetal da sua preferência (arroz, amêndoas, aveia…) ou leite desnatado, 25g (uma barrinha) de chocolate 70% de cacau ou 1 colher de chá de cacau em pó,1 colher de sopa de biomassa de banana verde, Opcional: essência de baunilha e canela.

Modo de Preparo: Bata o leite com a biomassa, até ela dissolver. Leve ao fogo médio e adicione o chocolate picado, mexa sempre até derreter todo o chocolate, ficar homogêneo e começar a engrossar. Se quiser adicione a essência de baunilha ou a canela, e só colocar em uma xícara e servir!

FONDUE DE QUEIJO MAGRO

Ingredientes: 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde, ½ xícara de leite de arroz ou leite desnatado, ¼ de xícara de suco de uva branca, 150g de cream cheese light, 400g de queijo cottage, 1 dente de alho, Sal e temperos a gosto.

Modo de Preparo: No liquidificador bata a biomassa, o leite de arroz, o suco de uva, o cream cheese, o cottage e metade do dente de alho. Bata até ficar homogêneo. Esfregue a outra metade do alho em uma panela, coloque a mistura de queijos e aqueça em fogo baixo. Tempere e sirva em uma panela de fondue com os acompanhamentos

FONDUE DE CHOCOLATE FUNCIONAL

Ingredientes: 1 barra de chocolate meio amargo ou 70% de cacau, ½ xícara de leite de amêndoas ou leite desnatado, 1 colher de sobremesa de óleo de coco, 1 colher de sopa rasa de biomassa de banana verde

Modo de Preparo: Coloque os ingredientes na panelinha de fondue em fogo baixo e misture até obter a consistência desejada. Depois apenas vá molhando as frutas ali: framboesa, amora, morango, kiwi, banana…

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloDICAS PARA NÃO GANHAR PESO NO INVERNO

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *