Arquitetando Estilos

Diet, Light ou Zero?

Olá pessoal! Hoje vou falar de algo que vejo com muita freqüência no consultório: pessoas consumindo produtos que acham que são saudáveis, mas não são. Os principais são aqueles com apelo “fit”, sendo mais conhecidos como diet, light ou zero. O que acontece é que nesse tipo de produto é feita a retirada ou a redução de algum ingrediente, que geralmente é compensada com a adição de outras substancias que fazem tão mal para a nossa saúde quanto o ingrediente que tentaram reduzir.Diet-e-light-diferenças

Vou explicar pra vocês a diferença entre diet e light:

DIET – São produtos isentos de alguma substancia como sódio, açúcar, gordura, etc. Eles foram desenvolvidos para atender as necessidades de grupos específicos, como diabéticos por exemplo. Neste caso, o açúcar é substituído por adoçantes artificiais, e muitas vezes há também um aumento no uso de gordura na composição do produto. Na embalagem do produto “diet” deve vir especificado que substancia foi retirada da sua composição.

Vale lembrar que nem sempre a retirada de uma substancia implica na redução de calorias do produto. Um chocolate diet, por exemplo, não tem açúcar, mas pode possuir mais gordura em sua composição, tornando-se mais calórico e menos saudável. Uma verdadeira armadilha para quem quer emagrecer.

Os produtos que tem em sua embalagem a palavra “Zero” são aqueles que não adicionam alguma substancias nele, como açúcar, sódio ou gordura, portanto também podem ser considerados diet. As empresas criaram esse termo para aumentar seu público, ou seja, para chamar atenção de quem que não se identifica com o diet ou o light.

light-diet2

LIGHT – O produto light apresenta a redução de no mínimo 25% de calorias ou a diminuição de no mínimo 25% de alguma substancia presente em sua composição quando comparado ao produto original, sendo mais comum a redução de açúcar ou gordura. Normalmente esses alimentos são consumidos por pessoas que querem perder peso. Mas deve-se ter cuidado com a quantidade de sódio presente nestes produtos, que geralmente é elevada.

light-diet-nescau-2

light-diet-nescau

Observem que se o Nescau Light apresentasse suas informações nutricionais na mesma medida que o Nescau tradicional, a quantidade de calorias, carboidrato e açúcar seriam muito parecidas, sendo que o sódio da versão light daria mais que o dobro do tradicional.

Duas colheres de sopa de Nescau Light (20g) tem:

69 Kcal15 g de carboidratos13 g de açúcar –  31,5 mg de sódio.

Duas colheres de sopa de Nescau tradicional (20g) tem:

74 Kcal17 g de carboidratos15 g de açúcar – 12 mg de sódio.

É reduzido no que mesmo o Nescau Light?  😯

light-diet-duvida

Vale lembrar que algumas pessoas acham que podem comer o dobro de um produto quando ele tem menos calorias. E isso é um grande erro. Hoje em dia já sabemos que mais importante do que as CALORIAS são os NUTRIENTES presentes nos alimentos. Por isso sempre prefira os alimentos mais naturais (comida de verdade), aqueles que você descasca ao invés de tirar da embalagem. E quando for consumir produtos industrializados, preste muita atenção no rótulo do produto, principalmente em seus INGREDIENTES. Lá você vai encontrar a composição daquele produto e pode identificar se ele realmente cumpre o que promete.  😉

Fiquem sempre atentos! Beijos da Nutri 

light-diet

light-diet-comermelhor

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloDiet, Light ou Zero?

2 comments

Join the conversation
  • Andre - 20 de julho de 2016

    Muito bom, parabéns pelo artigo Dra.

  • Marja Antonello

    Marja Antonello - 1 de agosto de 2016

    Muito obrigada 🙂

Deixe uma resposta