Arquitetando Estilos

Diferença entre tatuagem e micropigmentação

Hoje eu contei com a ilustríssima presença dessa querida, dita cuja minha irmã, que está em ascensão na área e é uma esteticista de mão cheia! Se você tem dúvidas sobre qual é a diferença entre a tatuagem e a micropigmentação, fazer uso ou não de anestésicos, se você já ouviu falar em métodos mágicos para remover uma tinta antiga da sua pele ou até camuflar marcas que a vida trouxe, leia atentamente esse texto!

Isabella Rodrigues Coiado, 22 anos. Esteticista  e cosmetóloga, estudante de Biomedicina. Atua em procedimentos estéticos invasivos. Proprietária do Centro de Beleza e Estética Bellavittacuritiba  ,localizado em Curitiba/PR.

Aplicação na pele

A micropigmentação de sobrancelhas pode ser feita de duas formas. A mais antiga é a técnica esfumada, onde o acabamento levemente mais artificial atinge a segunda camada da pele com o uso de um dermógrafo. Já a técnica mais recente é a conhecida tebori, feita com lâmina num efeito fio-a-fio, apresenta uma aparência mais natural e pode durar de um a dois anos.

Na esquerda, vemos um dermógrafo. À direita, o tebori.

A tatuagem é realizada a partir de máquinas (de bobina ou rotativa) ou no estilo hand poke (sem a utilização da máquina como intermediária).Minhas máquinas de tatuar. Dessas, apenas a azul (sublime) é rotativa e a uso para preenchimentos sólidos, as demais são todas de bobina e as uso para traçar.

Cada tipo de máquina apresenta um peso, uma posição de segurar, de lidar com as agulhas.. e isso, aliado ao peso da mão do tatuador, é o que transfere para a pele a profundidade de pigmentação da tinta.

Como sabemos, a tatuagem carrega o peso de ser uma arte eterna. Porém, dependendo da técnica a ser utilizada durante a pigmentação, ela necessitaria de uma manutenção maior para manter-se permanente, como em casos de traços super finos ou de pinturas no estilo aquarela (novamente ressaltando que depende da técnica do artista).

Despigmentação da tinta antiga

Existe um método feito através de um jato com plasma, porém esse método não pode ser utilizado para remover tatuagens, pois as mesmas encontram-se numa camada ainda mais profunda da pele. Caso deseje remover a tatuagem permanentemente ou afim de clarear a mesma antes de realizar uma cobertura, o ideal é fazer sessões de remoção de tatuagem à laser.

Precisa de indicação de um profissional que faça a remoção aqui em Curitiba? Entre em contato com a minha parceira Thaiz Broza, do Removatattoo.  Profissional qualificada e certificada, realiza as remoções à laser com liberação da Anvisa, faz avaliações detalhadas sobre cada cliente, atende com hora marcada em espaço liberado pela vigilância sanitária. Ao entrar em contato avise que a encontrou por minha indicação e ganhe 10% de desconto nos procedimentos: (41) 9664-0187.

Imagem ilustrativa que mostra o aparelho utilizado para se remover uma tatuagem à laser.

Outro procedimento estético capaz de auxiliar na remoção da tatuagem é o Peeling de Diamante, também conhecido como dermoabrasão. Este tratamento é indicado para remover manchas, cicatrizes de acne e até remover a tatuagem. Como o nome incita, trata-se de realizar o lixamento da pele. Deve-se fazer um procedimento por vez, e não intercalar este com a remoção.

Peeling de Diamante realizado em estrias no Bellavitta

A tinta

As tintas usadas na micropigmentação não são (e não devem ser! Em caso de suspeitas de troca de material, não realize o procedimento) as mesmas usadas na tatuagem. E em ambas as áreas, a qualidade dos materiais influencia diretamente na qualidade final do produto após cicatrizado.

Procedimento de tebori com a técnica fio-a-fio realizada pela Isabella no salão Bellavittacuritiba

Quando tratamos da pigmentação, tanto na micro como nas tatuagens, as tintas podem ser aplicadas puras, diluídas ou misturadas. E é aqui que vemos a mágica acontecer, pois é a relação da mistura a ser feita com a cor de pele a ser pigmentada que teremos resultados onde a cicatrização irá desbotar para o tom natural da pele do cliente, ou então irá esverdear ou acinzentar.

Exemplo de tatuagem feita por mim (veja mais em ycoiado.ink), com a minha técnica de traços finos e aquarela cicatrizados.

Durabilidade

No caso da micropigmentação, aconselha-se não utilizar protetor solar ou base nas sobrancelhas, pois esses produtos contém em suas composições argila branca, componente que pode clarear a tinta usada no procedimento. Além disso, pede-se o uso de pomada antibiótica na primeira semana, 2x ao dia. Também é importante evitar molhar, com água ou suor, nos três primeiros dias pós-procedimento.

Todavia, nas tatuagens, o ideal é usar a pomada cicatrizante pelos primeiros quinze dias após a retirada do plástico filme, na medida em que a pele se apresentar desidratada. Não umedecer demais a área, mantê-la sempre higienizada e seca (afim de afastar possíveis proliferações de fungos) e, apenas depois cicatrizada fazer uso de protetor solar. É importante salientar a relação da cicatrização com as atividades físicas. Curioso? Leia mais aqui.

Exposição ao Sol

Uma pele queimada não é uma pele saudável! Portanto, ao fazer um procedimento estético, é importantíssimo manter a pele bem cuidada. Evite sol por, no mínimo, quinze dias para micropigmentação e trinta dias para a tatuagem para que a tinta não desbote.

Sensibilidade

Ambos os procedimentos são invasivos e sujeitos à uma sensibilidade maior. A micropigmentação é realizada com o uso de anestésicos. Diz a esteticista que

“Para melhor efeito, deve-se aplicar a pomada com a pele já aberta. Assim a mesma fixa-se na pele e concentra o seu potencial no local desejado.”

Agora, na minha experiência como tatuadora, que trabalha com traços finos em tatuagens minimalistas e coloridas, não aconselho o uso de anestésicos durante a sessão!

Segue a minha linha de pensamento:

“Se eu traçar linhas finas numa pele que está anestesiada, inchada sob o efeito da pomada, quando a pele desinchar, a chance do traçado correr junto com o desinforme da pele, é grande! Traços mais espessos seguram melhor essa distorção da pele.

Além do mais, a pele anestesiada não segura bem a tinta, correndo aqui o risco do cliente precisar “sofrer” duas vezes ao ter que encarar sessões de retoque da tatuagem.

E um terceiro fator, a pomada tem durabilidade de cerca de 40 minutos. Não é possível ficar reaplicando a pomada no corte da tatuagem (para que evitem-se maiores riscos de contaminação). Então, se a tatuagem tiver um tempo de duração maior do que este, a pele sofre por um efeito retardado.

Ou seja, a sua pele está sentindo a sensibilidade do procedimento enquanto a mente está sendo “enganada” pelo efeito do anestésico. Assim que o efeito acabar, a pele passa a sentir aquilo que a mente não permitiu antes e a dor vem em dobro (novamente, de acordo com a minha experiência).

Amamentação e Gravidez

Em ambos os casos, o ideal é consultar a liberação do seu médico para realizar tais procedimentos. Leia mais aqui.

Tatuagem / Micropigmentação em boca

A pigmentação da boca pode ser realizada com a técnica da tebori, pois esta quando desbota retorna à cor normal da pele, diferente de quem tatua essa região, onde a cor desbotada tende a ficar esverdeada ou acinzentada.

Camuflagem de estrias

Vamos reforçar aqui que “método das agulhas mágicas” é um merchan utilizado para gerar um gatilho mental e atrair cliente. Isso não existe! As mesmas máquinas e tintas utilizadas em desenhos artísticos são as utilizadas nestes tipos de procedimento. Portanto sem mágicas aqui, ok?! Pigmentos sob estrias e olheiras, mancham a pele ao longo do tempo. E isso não chamamos de arte, mas sim de lesão corporal. Certifique-se de procurar um dermatologista ou um esteticista para reduzir os efeitos dessas marcas na pele.

Exemplo de camuflagem de olheiras em que a lesão deixou a pele marcada após a cicatrização. Procedimento não realizado por nenhuma de nós duas.

De acordo com a esteticista,

“O ideal em caso de tratamentos estéticos em estrias é avaliar a extensão e cor das estrias. Em estrias avermelhadas, que são mais localizadas, e até mesmo em rugas, ela indica realizar a micropuntura, procedimento feito com o dermógrafo (R$150,00 a sessão). Em estrias brancas, que são as mais antigas já cicatrizadas no corpo, é feito o microagulhamento, procedimento feito com o dermaroler (R$250,00 a sessão), onde o colágeno é firmado em toda a região.”

Micropuntura realizada no Bellavitta.

A Isabella ainda reforça que

“A micropuntura induz a produção de colágeno e elastina, que estimulam as camadas mais profundas da derme e subderme sem lesar a epiderme, renovando as células trazendo o rejuvenescimento. Com o uso dos ácidos, ácido hialurônico e fator de crescimento que preenchem os vincos, e também com cremes nutricosméticos que potencializam.

É um tratamento estético, sem procedimento cirúrgico envolvido, de modo seguro e eficaz, indicados para rejuvesnecimento da pele, rugas e linhas de expressão, cicatriz e acne, clareamento/melasma e estrias.”

Segunda sessão de microagulhamento realizado no salão Bellavittacuritiba.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre todos esses procedimentos? Corre aproveitar que a esteticista Isabella do Bellavitta disponibilizou 5% de descontos para os meus clientes, então não esquece de comentar da onde você a achou ein!  Reforçando apenas que, em quaisquer desses procedimentos aqui citados, o ideal é ficar de 15 a 30 dias sem pegar sol após o procedimento. Entre em contato e tire as suas dúvidas: (41) 99990-0655

Posts Aleatórios

Yasmin CoiadoDiferença entre tatuagem e micropigmentação

Related Posts

12 comments

Join the conversation
  • Luana Prestes - 17 de janeiro de 2019

    Adorei as informações!!!!

  • Kau - 17 de janeiro de 2019

    Que conteúdo MEGA interessante meu, estou apaixonada, e já quero fazer tatuagem e micro hahaha ❤️

  • Alaina - 17 de janeiro de 2019

    Eu amei! Arrasou nesse post real! Tirou muitas dúvidas além de q aff vc e sua irmã são maravilhosas

  • Ariane - 17 de janeiro de 2019

    Hey!!! Adorei saber das diferenças, vivendo e aprendendo! Quero acompanhar o conteúdo do blog e saber mais!!!

  • Sandra Baldé - 17 de janeiro de 2019

    Não tinha muita noção das diferenças, amei saber mais! Meu sonho de consumo é fazer micropigmentação

  • Kami - 17 de janeiro de 2019

    Amei o conteúdo!!! Faz algo com tatuagem branca? Sempre quis saber mais detalhes

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Inclui na lista, com certeza falarei mais sobre!

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Fico muito feliz por ter esclarecido

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Vou adorar te ver por aqui!! Aproveita e confere minhas outras matérias na sessão Etc e Tal > Rabiscos na Pele

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Aaa sua linda!!! Muito obrigada Aproveita pra conferir as demais matérias

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Ameeei! Principalmente a iniciativa

  • Yasmin Coiado

    Yasmin Coiado - 17 de janeiro de 2019

    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *