Arquitetando Estilos

Documentação para viagem

Olá viajantes!!! Quem já passou pelos dias que antecedem a viagem, a ansiedade de ter tudo arrumado. Depois de ter comprado as passagens, feito as malas e tudo pronto, basta chegar com horas de antecedência ao aeroporto para desfrutar de um merecido descanso. Porém, a viagem dos sonhos pode se transformar rapidamente em um pesadelo quando não é dada a atenção aos pequenos detalhes. Sim, estou falando da documentação para viagem.

Imagine-se chegando ao aeroporto com tempo de sobra e ao chegar no check in percebe que seu passaporte está vencido,ou falta algum documento indispensável para a entrada do país que vai visitar. A consequência é grave, e muitas vezes impede a continuidade da viagem, por isso precisamos sempre tomar cuidados redobrados no que diz respeito à papelada.

Aqui vão alguns conselhos que os anos de prática me ensinaram e que vou adorar compartir com vocês para que tudo saia perfeitamente.

As dicas variam como a exigência de vistos em alguns países até vacinas e documentação própria exigida em cada um deles.

Vamos começar falando das viagens dentro do Brasil.

-Em viagens nacionais é obrigatório a apresentação no ato do check in de um documento válido com foto, sendo eles – documento de RG, carteira funcional (como OAB, CRM, CREA, etc.), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo carteira de trabalho (CTPS).

Viajar com crianças:

-Para os menores de 18 (dezoito) anos, é aceita a certidão de nascimento, mas não se esqueça que também lhe será exigido documento específico que consiste em uma autorização autenticada em duas vias.

Note que essa autorização, diferentemente dos vôos internacionais que exige o consentimento de ambos os pais, pode ser feita por apenas um deles, liberando-se a viagem da criança com outro parente ou responsável.

DICA:

O menor poderá até viajar sozinho sempre e quando exista um responsável que o entregue e o busque no ato, e as companhias aéreas cobram um adicional pelo serviço de acompanhante. Resumindo, menor de 18 no Brasil pede o consentimento do pai OU da mãe. Viagem ao exterior pede o consentimento obrigatório de ambos.

Se seu destino for países dentro da América do Sul, saiba que os países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela aceitam documento nacional (RG) em bom estado de conservação, porém, é exigido que o documento tenha sido emitido com no máximo 10 anos de antecedência.

Lembrando que países que não estejam listados acima, mesmo que seja dentro da América do Sul, é obrigatória a apresentação de passaporte válido. Se atentar aos pequenos, porque independentemente da idade, sendo menor, a apresentação do RG já que a certidão de nascimento não tem validade fora do território nacional.

Existe uma curiosidade no caso de passaportes, onde é preciso que ele tenha 06 (seis) meses de validade entre a data do retorno da viagem e a data de vencimento.

É meio complicado, então, darei um exemplo: Se seu retorno está marcado para dia 1º de janeiro, alguns países exigem que seu passaporte esteja válido até, no mínimo, dia 1º de junho do mesmo ano. Veja que o que se leva em conta não é o dia que saiu, mas o dia em que está voltando.

É tão importante que em alguns casos pode barrar sua entrada na imigração.

Os EUA é um dos países que fazem essa exigência, a Europa solicita apenas 03 (três) meses de antecedência.

DICA:

Olhe a data de validade do seu passaporte e as exigências do país de destino, se faltar 07 (sete) meses para o vencimento, corra para renovar!!! 😀

Já que comecei a falar sobre passaporte, vamos às viagens internacionais.

E sei que vão existir milhões de dúvidas, pois cada país faz diferentes exigências.

Realmente, para entrada no exterior, não sendo países como listei acima da América do Sul, é obrigatório a apresentação do passaporte. E pessoal, para adquiri-lo é rápido e fácil.

É necessário entrar no site da Polícia Federal e fazer o preenchimento de um formulário com seus dados pessoais, lá também vai encontrar a documentação exigida para levar no dia da entrevista. O custo é de R$ 257,25 (duzentos e cinquenta e sete reais e vinte e cinco centavos) e para maiores de 18 anos a validade é de 10 anos.

O passaporte pode demorar em media uns 15 (quinze) dias para ficar pronto, mas lembre-se isso não é uma regra, no ano de 2016 tivemos problemas com a impressão dos passaportes o que levou até 40 (quarenta) dias para serem emitidos, por isso sempre faça com máximo de antecedência.

Bom, passaporte ok. Preciso de mais alguma documentação para viagem, Ana?

Vacinas em dia

Sim, alguns lugares pedem a carteira de vacinação com as vacinas em dia. Surtos vêm acontecendo dentro do Brasil, como é o caso do Rio de Janeiro e Espirito Santo, em razão da febre amarela, no entanto, não é documento essencial para a viagem, apenas uma recomendação.

Obrigatoriedade

A partir do início de 2017, alguns países começaram a tornar a apresentação da carteirinha de vacinação como obrigatória para embarcar. Exemplo disto são Panamá e Cuba.

Há exceções, como o caso de conexões com menos de 6 (seis) horas de voo, sendo bom consultar antes com a companhia aérea.

Como agente de viagens, recomendo que todos tenham consigo a carteirinha no seu kit de viagens, mesmo quando não obrigatório, é super fácil de adquiri-lo.

Precisa tomar a vacina em qualquer posto de saúde, com no mínimo 10 dias de antecedência da sua viagem, depois ir até o departamento da ANVISA e trocar a carteirinha branca que recebeu no posto, por um certificado internacional. Esse procedimento é realizado na hora e não tem custo algum.

DICA:

CARTEIRINHA BRANCA: não serve para viagens fora do Brasil e pode ser adquirida em qualquer posto de saúde.

CARTEIRINHA AMARELA: é a necessária para viajar, devendo levar a CARTEIRA BRANCA no departamento da ANVISA, para que seja trocada pela amarela.

Se ainda restou alguma dúvida sobre a exigência do destino ou qual vacina tomar, não deixe de consultar o site da ANVISA para viajantes.

Vistos

Outra exigência são os vistos, é importante verificar os requisitos do país para qual está indo.

Os EUA possuem uma série de exigências, e a primeira delas é preencher um formulário no site oficial agendar via online e por fim pagar a taxa, que hoje em dia gira em torno de U$ 160,00 (cento e sessenta) dólares.

Feitos isso, chegou a hora da entrevista no consulado para a liberação do visto.

DICA:

Gente!!! Não se esqueçam de que são necessários 02 (dois) dias de estadia para terminar o trâmite na cidade do consulado (Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro)

Outros países como Índia e Dubai, não precisam de autorização, apenas de preenchimento de permissão nos sites das embaixadas para apresentar no dia da viagem. A permissão tem um custo que pode ser pago no cartão de crédito ou débito.

Por fim, há lugares que somente pedem o pagamento da taxa na hora do ingresso no país, que é o caso de Punta Cana que cobra algumas dezenas de dólares pelo documento.

Seguro de Viagens

Na Europa, por exemplo, será imprescindível a contratação de seguro de viagens (com cobertura mínima de EUR 30.000,00 – trinta mil euros), para os países integrantes do Tratado de Shengen. Para saber quais países integram o Tratado, clique aqui.

Se você for portador de um cartão de crédito Platinum e tiver comprado sua passagem com seu cartão, pode solicitar à empresa emissora o Seguro Gratuito.

Dicas como estas podem evitar que entre numa fria! Sempre converse com seu consultor de viagem e sempre busque informações com a companhia aérea para certificar-se dos documentos que vai precisar.

Agora sim, com documentação para viagem pronta e passagens em mãos é só embarcar. Uma Boa viagem!!!

Ana Luiza Rodrigues

Sobre Ana Luiza Rodrigues

Agente de Viagens CVC com formação em Turismo, MBA Europeu em Política e Economia do Turismo e MBA em Gestão de Pessoas.
Fone: (45) 98812-3095
Foz do Iguaçu - PR.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Ana Luiza RodriguesDocumentação para viagem

Related Posts

1 comment

Join the conversation
  • Celso Maciel de Meira - 23 de abril de 2017

    Parabéns, Ana Luiza! Suas dicas são imprescindíveis, pois a soma dos detalhes direcionam para o sucesso da viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *