Arquitetando Estilos

Em busca da estampa perfeita.

Brincar com as estampas em suas variadas formas pode ser um jeito bacana e fácil de dar uma repaginada na decoração da sua casa.
Estejam elas nos papéis de parede, nas cortinas, nos tapetes, nos jogos de cama ou nas capas das almofadas, o que vale nessa brincadeira é a combinação do bom gosto com a ousadia.


Uma dica para conseguir a harmonia no ambiente sem exageros, é manter um alinhamento das cores. Tons comuns entre estampas costumam sempre dar certo, mesmo que não sejam exatamente iguais.

Decor02Decor01

“Misturar formas, cores e desenhos é a oportunidade de arriscar e saiba que o uso de uma nova estampa ajuda a aliviar outras”, explica a expert Sandra Lemes Marchioreto, gerente da loja de papéis de parede, Bucalo.

d07c5881aa4709151c18df431bd88e2f Decor03

A seguir, vou trazer pra vocês alguns toques e ideias com as estampas mais pedidas nesse universo super criativo de combinações..

Animais: conhecida também como “animal print” é a queridinha das meninas. Podem vir em forma de onças, tigres, zebras e outros animais. Eu particularmente adoro, mas nos pequenos detalhes.. onde o toque fica super charmoso, sem se tornar a atração principal da decoração. Portanto, muito cuidado com os exageros.

Decor05Decor15 Decor06Decor04 Decor14

Xadrez: muito utilizado na decoração de interiores, pela sofisticação e forte personalidade que traz junto de si. Acho bem legal em quartos de crianças, principalmente se for de meninos. Tons de marrom e azul marinho ficam perfeitos quando combinados com tons mais neutros.

b2db6658942dd7ee82801d2972b24913Decor10Decor09Decor23 Decor11 Decor12 Decor13Decor22

Listras: sempre elegantes, sempre em alta. A regrinha do mundo da moda, nesse caso, funciona também pra decoração: listras podem interferir na sensação de amplitude dos ambientes – quando usadas na horizontal, tendem a aumentar os ambientes. Na vertical, remetem a alturas maiores. Por serem clássicas, fica bem fácil atingir a combinação ideal com outras estampas.

Decor26 Decor07 Decor24 Decor25

Florais: tudo a ver com o post anterior sobre o estilo vintage. Acho que quando usadas da forma certa trazem um “arzinho” de gentileza e bem-estar para os ambientes. Pra não enjoar fácil, a dica é usar nos detalhes, como abajures, capas de almofadas e poltronas. Se o vintage não lhe agradar, também podem dar aquele toque moderno ao serem usadas em tons mais vibrantes e formas mais estilizadas.

Decor20Decor17 Decor18 Decor21Decor27

Indianas: resolvi falar um pouquinho sobre elas pelo destaque super atual no mundo da moda. Impossível separar a moda da arquitetura, então.. acho válido mostrar algumas ideias pra quem gosta de estar com a casa sempre em harmonia com a tendência do mundo fashion. Podem ser usadas imagens sagradas, como da Ganesha; estampas de elefantes (ícones dessa cultura) ou as mais variadas estampas que os indianos são capazes de criar. Na maioria das vezes, as combinações são entre tons mais escuros, portanto, use e abuse dos clarinhos nas áreas maiores, quando optar por esse tipo de tecido mais exótico. Caso contrário, seu ambiente pode ficar um pouco carregado (já que não somos tão acostumados assim com essa cultura tão linda e tão diferente da nossa)!

c3c70b74b4747852c628501ec3489e0bDecor31 Decor28 Decor29 Decor32

E pra finalizar, um pouquinho sobre o ‘composé’ que nada mais é do que a mistura de estampas diferentes. Isso mesmo! Aqui xadrez faz par com listras, que por sua vez podem ornar com florais e poás. O segredo é manter a sua preferida em destaque, e as demais apenas fazendo a composição. Lembrando que os tons parecidos ajudam muito, principalmente agora que já temos diferenças nas estampas. No composé suas mais variadas visões de mundo podem estar sempre presentes em seu lar! Suas escolhas dificilmente serão encontradas em outros lugares, e essa originalidade é o que eu acho mais bacana.. apenas tenha o cuidado de não deixar os ambientes com um aspecto de “bagunçado”. Se sua criatividade e equilíbrio estiverem em sintonia, tenho certeza que sua autenticidade também virá a tona, com muito bom gosto.

Decor36Decor33Decor37 Decor34 Decor35

Beijo grande e até o próximo post!

Maiara Brizola

Sobre Maiara Brizola

Arquiteta e Urbanista.
Quintal de Formas Arquitetura, Interiores, Paisagismo.
(46) 9121-7500 | Pato Branco - PR.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Maiara BrizolaEm busca da estampa perfeita.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *