Arquitetando Estilos

Estilo Rocker- um universo na moda que tem fã clube de carteirinha.

Quem não gosta de uma boa música? E quando um estilo musical é tão forte e completo, que tudo nele e ao seu redor se encaixa perfeitamente, arrastando fãs por décadas, por longos caminhos, para uma mesma sensação, criando um mundo próprio, um estilo de vida? Sim, o rock tem esse poder, e mesmo com tantos novos estilos, ele continua sendo um sucesso todo poderoso na música e fora dela também.

Na moda, o estilo rocker é encontrado em diversas coleções das marcas mais desejadas, aparecendo em detalhes ou monopolizando o look. No entanto, a principal passarela é o palco, onde os artistas de diversas vertentes do rock influenciam a multidão pela sua música, atitude, roupas e toda a mensagem que esse conjunto carrega. Além dos shows de artistas específicos, esse estilo é também bastante encontrado em festivais de música (Rock in Rio, Coachella, Lollapalooza…) tanto no palco quanto na platéia… e claro, nas ruas pelo mundo, pois o rock… é paixão eterna.

A moda além de envolver e proteger o corpo, nos permite comunicar, e o estilo do rock transmite: rebeldia, transgressão, ousadia, poder, atitude e muito mais. Algumas referências estéticas e visuais são: tachas, botas, coturnos, camisetas de banda, fivelas, spikes, correntes, couro, puídos, jeans destroyed, meia-arrastão, flanelas xadrez, estampa de bicho, caveira, colete, ombreiras, brilho, piercings, tatuagens, maquiagem com olho marcado, cabelo repicado, entre muitas outras coisas… cada fase desse fenômeno musical possui uma identidade própria.

O rock, que surgiu no fim da década de 1940, possui várias vertentes, com seus ícones  marcantes. Nos anos 50, Elvis Presley, com seus paletós com camisas de gola alta, peças em jeans e jaquetas de couro (nos anos seguintes vieram os macacões com bordados…permanecendo a gola alta). Nos anos 60, os Beatles com os ternos ajustados, quase um uniforme… e Dylan com suas camisas sobrepostas com camisetas e chapéu. Nos anos 70, o psicodélico, o brilho, as ombreiras e o exagero do glam rock, principalmente por Freddie Mercury e David Bowie com looks de impacto; também o punk rock com Sex Pistols e Ramones… com óculos escuros, calça jeans ou de couro justa, jaqueta de couro, tachas, camiseta e tênis. Nos anos 80 o rock pesado deixou o visual total dark, com coletes, peças em couro, bandana, óculos aviador, correntes… também teve o rock metal e o gótico. Anos 90 – na rebeldia do grunge, Nirvana e Pearl Jam traziam o conforto e o desleixo- jeans rasgado, camisa xadrez flanelada, camiseta listrada ou podrinha, casacos e jaquetas oversized. Essas importantes fases do rock influenciam a moda com enorme força. Sempre lembrando que: existem diversas outras vertentes e também outros diversos artistas que são importantes para o mundo fashion, vale a pena pesquisar mais!

Abaixo seguem algumas inspirações de street style para sair do óbvio e ir além, explorando as vertentes do rock e inserindo mais versatilidade e identidade ao look.

Street Style com looks inspirados em diversas vertentes do rock.        Fonte style du monde

Apesar de todas as variantes, com certeza a peça de roupa mais queridinha que remete ao rock é a jaqueta de couro. Sendo uma das peças mais versáteis no guarda-roupa, se encaixa em várias propostas, estilos, ocasiões e tipos de corpo. Confira a seguir sugestões de looks com este item.

Looks Street Style com jaqueta de couro.         Fonte style du monde

Dicas para usar o estilo rocker com mais assertividade:

– o preto tem a função de diminuir visualmente, aproveite e use esse trunfo da moda a seu favor para disfarçar volumes que estão atrapalhando. Mas para isso, é preciso utilizar uma roupa no tamanho correto ou com um pouco de folga, peças muito justas marcam ainda mais;

– antes de escolher um look com uma pegada rock, verifique o grau de formalidade do local que você vai, lembrando que geralmente esse estilo é casual, mas alguns detalhes (mesmo que sutilmente) podem ser incorporados em todos os estilos pessoais e em todas as ocasiões;

– se você acha bacana, mas não gosta de algo muito pesado (ao estilo punk rock), misture uma peça rocker mais discreta, com outros estilos ou peças clean, vai ficar mais autêntico e alivia um pouco essa identidade forte do rock;

– se você geralmente não gosta de tons escuros perto do rosto, pois acha que fica pesado o semblante, mas quer ousar no rock’n roll… use uma make caprichada (pele bem feita) com batom em cor mais viva e que esteja na sua cartela de cores (para alegrar seu look e seu rosto), ou então, sobreponha uma bandana colorida no pescoço, ou uma jaqueta ou casaco na sua cartela de cores sobre a blusa preta… Porque sim… para grande maioria o preto envelhece o rosto e dá olheiras…mas com esses truques, dá pra usar e fazer bonito.

Por fim, o rock possui diversas facetas e em cada uma há características específicas que podem ser exploradas na moda, com isso, você possui uma inúmera variedade de modelos, tipos, conceitos e cores que podem combinar com você e seu estilo. Vamos explorar mais esse universo fantástico e estiloso?

Bárbara Guimarães

Posts Aleatórios

Bárbara GuimarãesEstilo Rocker- um universo na moda que tem fã clube de carteirinha.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *