Arquitetando Estilos

Filhos de férias! E agora?

Bom, se aí na sua casa, ou de modo presente na sua vida, existem estudantes, sejam eles crianças ou adolescentes, já é sabido que ou eles já estão ou entrarão nesta semana em férias!

Independente de estarem os adultos também de férias ou não, é fato que será necessário reorganizar a rotina dos filhos neste período, por isso resolvi escrever algumas dicas importantes:

* Eu sei que adultos precisam de descanso, e como sei, porém, quanto mais você, pai ou mãe, tentar deixar este período “acontecer naturalmente” (risos), mais você ou vocês irão se estressar. Crianças e adolescentes não vem com botão de desliga, então todos os planos das férias precisam inclui-los ou então é necessário que você planeje algo para eles paralelamente.

* Uma ótima opção é se organizar com a mãe dos amigos, de um modo que cada uma fique responsável pelo grupo em alguns momentos. Normalmente tanto as crianças quanto os adolescentes amam fazer programas sociais com seus colegas, e se houver uma espécie de revezamento não fica pesado pra ninguém e todos conseguem ter momentos só para si.

* Vocês, pais de crianças, também podem procurar opções de “Colônia de Férias”, algumas escolas e instituições (as vezes no shopping, no clube, etc.) abrem esta opção, com interação, entretenimento, e diversão para os pequenos. Em janeiro esta costuma ser uma opção bastante viável.

* No caso dos adolescentes que provavelmente não se animarão com a ideia da colônia de férias, existe a possibilidade de buscar um curso aproveitando alguma área em que ele demonstre interesse.

Obs.: tanto no caso da colônia de férias, mas principalmente no caso do curso é preciso manter sempre presente que o(a) filho(a) está de FÉRIAS, e não deve se sentir pressionado por nenhum tipo de cobrança pertinentes ao período escolar.

* E o mais importante: Aproveite este período para conhecer mais o(a) seu(sua) filho(a) e estreitar os laços entre vocês, façam programas juntos, passeiem, conversem, e de forma alguma permita que o descompromisso deste período o(a) aprisione ainda mais ao celular e tablete. (Dicas sobre isso AQUI e AQUI)

Por fim, organize atividades que promovam lazer, descanso, afeto, aproveitando a liberdade deste período, para que você e sua família iniciem o novo ano revigorados, descansados e preparados para os desafios que virão, sempre vem!

Desejo que vocês curtam muito e tenham um 2018 cheio de realizações!!! Super beijos e Feliz Natal!!!

Talita Felipe

Sobre Talita Felipe

Psicóloga escolar e infantil, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
CRP 8 n°16669
Centro Integra - Rua Souza Naves 3094 - Cascavel - PR.
Telefone: (45) 9912-6401

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Talita FelipeFilhos de férias! E agora?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *