Arquitetando Estilos

Fobia Específica também trata com MTC?

Olá, para finalizar nossa série sobre os transtornos de ansiedade, vamos conversar hoje sobre uma das fobias mais comuns: A Fobia Específica.

Quem não conhece ao menos uma pessoa com medo de aranha (aracnofobia), ou que não fica em lugares fechados e apertados (claustrofobia), que tem pavor de agulhas ou injeções (tripanofobia), medo de altura ou avião (aerofobia)??? Esses são alguns exemplos de fobias específicas mais comuns com que nos deparamos no nosso dia a dia.

O diagnóstico desse tipo de fobia é baseado na manifestação dos seguintes sintomas:

  • A sensação de medo é intensa e tem duração de seis meses ou mais;
  • Diz respeito a uma situação ou objeto específicos;
  • Ocorre assim que a pessoa se depara com a situação ou o objeto causador da fobia;
  • Faz com que a pessoa altere seu comportamento para evitar a situação ou objeto;
  • A reação é desproporcional ao perigo verdadeiro;
  • Causa angústia significativa ou prejudica o desempenho de atividades de modo significativo;

Assim como nos demais transtornos, o tratamento das fobias específicas é melhor conduzido quando se tem uma equipe multidisciplinar trabalhando.

Como nessas situações o comportamento é muito afetado, uma vez que a resposta ao estímulo causador da fobia é exacerbada, a Medicina Tradicional Chinesa atua ajudando a equilibrar nosso organismo para que não nos cause uma “pane”.

Mas como assim??? Essa angústia causada pela fobia pode, por exemplo, causar insônia. A MTC vem melhorar a qualidade do sono abalado por essa angústia. Quando se tem uma boa noite de sono o organismo consegue reparar todo o dano causado no dia anterior e estar pronto para “enfrentar” o dia seguinte.
Outro exemplo da atuação da MTC nas fobias específicas é amenizar a ansiedade causada por elas. A MTC promove liberação de serotonina e dopamina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar que sentimos.

Pode surgir a pergunta: Se existem pessoas que têm medo de agulha, como fazer acupuntura??? Como já explicado em posts anteriores, existem outros tipos de terapias na MTC além da acupuntura com agulhas. A auriculoterapia, laseracupuntura, ventosaterapia, moxabustão, guashá, do-in são algumas opções de terapias que podem ser utilizadas nesse caso.

O que não pode é ficar sofrendo sem tratamento adequado, já que existem muitos métodos diferentes de tratamento. Se você sofre com uma dessas fobias, o ideal é que procure um terapeuta que trabalhe com Medicina Chinesa e também um psicólogo, a atuação conjunta desses dois profissionais será muito enriquecedora para sua a recuperação.

Um beijo,

Ale Iasbek

Posts Aleatórios

Alessandra IasbekFobia Específica também trata com MTC?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *