Arquitetando Estilos

A importância de falar sobre SEXO com os filhos

Como vocês já devem ter percebido pelo título, hoje vou falar um pouco sobre a importância de conversarmos com os filhos sobre sexo… Pode parecer uma bobagem, por que temos sexo por toda parte e todos parecemos muito bem resolvidos com este assunto, “SQN”. Na realidade somos adultos que em sua maioria tem sérios problemas em falar de sexo com os filhos.

Essa dificuldade se dá, primeiramente, em consequência do fato de que para os pais os filhos são sempre criancinhas, ou seja, completamente assexuados. Então pode ficar parecendo que eles nunca estão maduros o suficiente para termos esta conversa…

Em segundo lugar tem o fato de que só poderemos ajudar nossos filhos a construírem uma relação saudável com sexo a medida que nós mesmo tenhamos este tipo de relação. Ou seja primeiro é necessário resolver-se com o assunto para depois poder mediar qualquer coisa…

Estes dois fatores ficam mascarados por trás da justificativa de que as crianças e adolescentes tem muito acesso a informação, inclusive por causa das horas que passam conectados à internet, o que não é mentira mas está sendo interpretado de modo completamente equivocado.

Como já mencionei, é verdade sim que a internet está apresentando muita informação sobre sexo para os nossos filhos e sobre este aspecto, também tenho dois fatores pra refletir com vocês:

* O fato de eles terem tanto acesso a informação deve nos preocupar mais do que aliviar, afinal, na internet encontramos de tudo, tanto no quesito informação quanto no quesito pornografia.

* E, conversar com os filhos sobre sexo não é apenas informá-los acerca do assunto, mas sim auxiliá-los na construção de uma relação saudável com a própria sexualidade. O que é extremamente importante, imprescindível para uma vida adulta equilibrada, e totalmente independente de se ter ou a não informação.

Este texto pode ter deixado vocês pais cansados, eu sei que as cobranças são muitas e vem de todos os lados, e talvez vocês desconhecessem a importância de mais esta tarefa, mas vejam o tanto que seus filhos podem ser adultos saudáveis a medida que vocês fizerem esta mudança, e o modo como a própria afinidade entre vocês deverá se tornar mais estreita ao passo que eles confiarão este âmbito tão importante da vida também às vossas experiências!

Para que o texto os ajude também na prática vou responder perguntas que podem ter surgido:

  • Desde que idade falar sobre sexo?

Desde sempre, a medida que minha relação com sexo é elaborada e bem resolvida, ele se torna algo naturalizado e que será inserido em conversas sempre que a oportunidade surgir.

  • O que falar?

Quando o assunto é natural na família é importante respeitar as fases e curiosidades dos filhos, lembrando sempre de ressaltar que sexo é prática de adulto, principalmente para as crianças.

  • E nos casos em que o filho já está na puberdade e o assunto permanece sendo tabu?

Neste caso os pais (preferencialmente o pai com o filho e a mãe com a filha) deverão se preparar para transformar o assunto em uma pauta, começando por revisar seus conceitos, pensando exatamente na relação que pretende ajudar o filho a construir com a sexualidade.

Espero ter ajudado, caso surjam dúvidas vocês podem me enviar! Beijinhos!

Talita Felipe

Sobre Talita Felipe

Psicóloga escolar e infantil, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental.
CRP 8 n°16669
Clínica Afetos - Rua Duque de Caxias, 229 - Cascavel - PR.
Telefone: (45) 9912-6401

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Talita FelipeA importância de falar sobre SEXO com os filhos

Related Posts

1 comment

Join the conversation
  • Maria Salete Calixto - 17 de novembro de 2017

    Muito bom o texto. Importância da comunicação entre pais e filhos. Segurança

Deixe uma resposta