Arquitetando Estilos

LIQUIDAÇÕES. Dicas para aproveitar melhor o momento.

Já repararam como tá cheio de liquidações pipocando por aí? É 50% daqui, até 70% de lá e por aí vai… E infelizmente, nessa hora que muita gente desliza…

Claro que todo mundo gosta de uma promoção, mas já parou pra analisar quantas coisas comprou nessa época com a famosa desculpa do “eu preciso” e nunca usou, ou usou no máximo duas vezes e nunca mais? Eu mesma já fiz muitas vezes isso de entrar na loja e pensar “que bom, tava precisando tanto” e usei a peça uma vez…

Aproveite as liquidações de forma coerente, inteligente e principalmente, consciente, afinal, não é nada difícil entrar em uma loja para comprar uma coisa e sair com 3, não é mesmo?

Pra ajudar nessa hora de tentações por toda parte, trago algumas dicas para colocar em prática não só agora, mas sempre e não dar uma de Becky Bloom por aí -hahaha-

Antes mesmo de sair de casa, abra seu guarda-roupa, analise suas peças e faça uma lista de coisas que você REALMENTE precisa. Quando não temos um objetivo definido, sair da linha é muito mais fácil, acredite!

 Aproveite as promoções para comprar peças básicas e de boa qualidade. Dá até pra substituir aquelas peças que você usa bastante e já estão bem gastas.

 Analise se conseguirá usar a peça várias x em situações ou combinações diferentes com as peças que você já tem. Caso contrário não será uma boa compra. Gente a análise é simples. Se custou R$ 30,00 e usou uma única vez ou não usou, custou caro!

 Análise as peças com muito cuidado. Olhe tecido, caimento e acabamento, afinal, não é pq está na promoção que vai comprar qualquer coisa, certo?

 Fuja das “modinhas” e tendências, pois existe uma grande probabilidade de você acabar usando 3x no MÁXIMO e acabar jogando dinheiro fora e se arrependendo. Opte por peças atemporais que sempre terá a oportunidade de usar, seja no inverno ou verão as promoções sempre oferecem peças que se encaixam nesse “quesito”.

 GENTE, PELO AMORRRRR, CUIDADO com a frase “uma hora eu uso” não preciso nem dizer como ela é perigosa, né? Não é pq tá em promoção que você precisa comprar! Não esqueça que liquidações existem sempre, certo?!

Para ajudá-las nessa questão de peças atemporais e orientá-las para uma melhor compra e aproveitamento das liquidações, segue abaixo uma lista de peças básicas pra ter no guarda-roupa, lembrando que são peças digamos que universais, ou seja, seu uso vai depender muito do seu estilo pessoal e estilo de vida, ok?

De acordo com Tim Gunn, estilista norte-americano e consultor de moda mundialmente famoso, toda mulher deve ter 10 itens básicos no guarda-roupa. De acordo com a lista elaborada pelo estilista em seu livro “Tim Gunn’s Guide of Style” estas 10 peças facilitam muito o dia a dia da mulher, pois combinam entre si e são ideais para serem combinadas a várias outras peças não tão básicas que seguem a moda.

São elas:

♦ Blazer

Clássico e combina com shorts, saia, vestido, calça tanto jeans como alfaiataria. Acho uma peça extremamente versátil! (já falei dele AQUI) A cor vai depender muito do seu estilo. Eu particularmente optaria por nude, marinho ou preto.

Blazer

♦ Blusa básica

Nem muito larga e nem muito apertada. Acredite, esse modelo faz várias combinações bacanas. A cor vai depender muito do seu estilo também.

Blusa-Básica

♦ Calça de Alfaiataria

Você pode até não precisar ou não usá-la todos os dias, mas uma coisa é fato, ela pode te salvar em várias situações, seja para uma entrevista de emprego, ou para aquele jantar de ultima hora em que você não está muito afim de usar saia, seja pelo frio ou por falta de interesse mesmo haha Aqui, como em todas as peças, vale MUITO a regra do bom caimento, acabamento e bom tecido.

Calça

♦ Camisa Branca

Também combina com tudo e pode ser usada por baixo de blazer, jaqueta, casaco, com shorts, calças, saia, vestido… Nossa, as combinações são inúmeras! Essa tem que ter. (veja dicas AQUI)

Camisa-Branca

♦ Jeans

Não pense que é qualquer jeans e que você já tem no seu guarda-roupa. O jeans deve ter caimento perfeito. Opte por modelo reto/tradicional e com pouca lavagem, esse modelo fica bem em todos os tipos físicos e gera diferentes e boas combinações.

Jeans

♦ Saia

Tem que ter! Afinal nada mais chique e mais feminino, certo? Quanto ao modelo, eu amo a lápis (veja post sobre ela AQUI), porém isso vai depender muito do seu tipo físico. Apenas opte por um modelo nem muito curto e nem muito comprido para poder usá-la em varias ocasiões.

Saia

♦ Suéter ou Cardigan

Super versáteis também, pois podem ser usados em várias combinações. Opte por um bom tecido e siga os cuidados da etiqueta ao lavar para que ele dure bastante e não fique cheio de bolinhas com aparência de velho.

Sueter-e-Cardigan

♦ Trench Coat

Combina com tudo e pode ser usado em todas as estações do ano, seja pra proteger da chuva ou ventinho, ou aquecer por cima de blusas mais grossas… (veja dicas AQUI)

Trench-Coat

♦ Vestido para o dia

Depende muito do seu estilo, mas acho uma peça legal pra ter, afinal vai para o trabalho (dependendo da formalidade), passeio com amigos e até mesmo em um almoço informal. Mais uma vez, coerência no comprimento, caimento e bom tecido, ein?!

Vestido-Dia

♦ Vestido preto básico

Para ter um melhor aproveitamento em seu armário, este modelo de vestido deve ser básico mesmo. Sem muito decote, com bom comprimento para ser usado em várias ocasiões e com ótimo caimento, acabamento e tecido.

Vestido-preto

Aumentando a lista…

Além dessas peças citadas por Tin Gunn, eu acrescentaria alguns outros itens que PARA MIM são excelentes coringas no closet de qualquer mulher e são facilmente encontrados em várias promoções por ai.

♦ Camisa Jeans

Amo amo amo e uso horrores! Daqui uns dias ela sai de casa sozinha, sério! kkkkkk Eu prefiro modelo básico e com lavagem “média” ou seja, não tão escura e nem muito clara, mas tenho de todas as lavagens. Isso dependerá de seu estilo. (veja dicas e inspirações AQUI)

Camisa-Jeans-liquidações - guarda-roupa básico

♦ Lenços, echarpes e cachecóis

Por ultimo e não menos importante, meus queridos do ? tenho de várias cores e modelos. Da pra compor vários looks diferentes com eles, já falamos sobre isso AQUI e AQUI!

Echarpes

Mais uma vez lembro que tudo depende do seu estilo pessoal e de vida! Não vá sair por aí tipo Becky Bloom comprando tudo, viu?! Acredito que várias dessas peças você já tem em seu closet, então, analise com cuidado e bom senso… Não tem porque comprar um scarpin se não gosta de salto e nem um vestido preto sendo que não usa, não é mesmo? Coerência é tudo!

♦ Scarpin tradicional

Seja no preto ou nude, é uma peça essencial no armário. Eu prefiro o modelo com bico e salto fino em couro, combina com tudo!

♦ Sapatilha

Tenha pelo menos uma básica. Não é sempre que vai poder usar salto, não é mesmo?

Sapatilha

♦ Tênis

Sou suspeita a falar, pois amo tênis e combino com muitas peças (já falamos dele AQUI e AQUI). Opte por um modelo básico, o tipo converse é sempre clássico.

liquidações - guarda-roupa básico

♦ Bota Montaria

Acho clássica, chique e super versátil, ainda mais nesse frio delicia, né. Prefiro na cor preta, mas aí vai do gosto do freguês, certo? haha

Bota-Montaria

Nunca esqueça que quem compra coisas que não usa ou não precisa, está roubando de si mesmo!

Bom, espero que tenha ajudado vocês!

Caso ainda tenha dúvidas sobre as compras, pode optar por contratar um Personal Shopper. Com certeza ele irá te auxiliar da melhor maneira. Precisando, estamos aí! haha

Super beijo, Fran.

Leitura recomendada:

https://www.oficinadeestilo.com.br/blog/comprar-menos-e-melhor

Francielle Vitorino

Sobre Francielle Vitorino

CEO Arquitetando Estilos, Consultora de Imagem com formação em Psicologia e especialização em Análise do Comportamento e Gestão de Pessoas.
Curitiba - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Francielle VitorinoLIQUIDAÇÕES. Dicas para aproveitar melhor o momento.

Related Posts

Deixe uma resposta