Arquitetando Estilos

Livros para ler ouvindo…

Olá! Sou Victor Faria, tenho 15 anos, sou estudante e violinista e tenho um blog literário “vamos ler um livro”. Depois de ter lido 61 livros este ano (2017), aceitei esse convite para falar de algumas obras literárias e musicas que acompanharam esta leitura.

Sim, além de indicar músicas para acompanhar a leitura de cada um, eu índico músicas clássicas, porquê, li uma pesquisa que diz, que existe uma ideia, antiga, de que a música clássica favorece a criatividade, a concentração e tranquiliza a mente. Se isto é verdade ou não, o fato é que as músicas clássicas podem se integrar ao ambiente, à leitura e ao estudo, criando uma atmosfera tranquila e agradável, desde que na altura ideal, e isso tem dado muito certo pra mim.

O sol é para todos (Harper Lee)

O sol é para todosConsiderado como o livro que todos deveriam ler antes de morrer, de acordo com uma lista feita por bibliotecários em 2006. Eu não poderia discordar dessa classificação, pois o livro é perfeitamente escrito e a leitura flui de forma muito prazerosa, apesar de tratar de temas difíceis como o preconceito, a vida em sociedade e a natureza dos sentimentos humanos. A narração feita através da vivência de duas crianças contribui para o resgate da inocência nas relações diárias e nos faz refletir sobre os nossos próprios atos sob a perspectiva da mais pura moral e justiça.

Música: Effect (Mozart) 

Os irmãos Karamazóv (Fiodór Dostoiévski) 

Os irmãos KaramazóvQue, como os russos têm fortes traços de personalidade, não existe a sutileza dos, por exemplo, franceses ou norte-americanos. O livro mostra com riqueza as relações em uma família abastada do começo do século XX, abordando o comunismo e o ateísmo, o cristianismo, as lutas de classes e, é claro, a natureza humana, que faz diferentes pessoas em mesmos contextos. Fica aquela questão: é possível consertar alguém? A pessoa nasce boa ou má? Sem dar spoiler, no fim a fé em Deus parece o mais sensato.
Mestre Dostoiévski, já havia lido alguma coisa de Noites Brancas. O cara é muito bom em traçar uma trama familiar de intrigas, em que amor, dinheiro e fé são as grandes questões humanas, como na vida.

Música: Spring (Antonio Vivaldi)

O corcunda de notredame (Victor Hugo)

O corcunda de notredameEscolhi esta obra, pois é uma obra onde os personagens existem como fantasmas de uma época, e menos como eles mesmos. O que é ao mesmo tempo necessidade para esse fim, é de certa forma decepcionante. Não espere personagens complexos (a exceção de um deles); e não se espante com resoluções dignas de novela mexicana.

Música:  Once upon A time in the West (Ennio Morricone)

Crime e Castigo (Fiodór Dostoiévski)

Crime e CastigoUma obra muito interessante. Tive uma dificuldade com os nomes russos (suigiro que vocês anotem para não se esquecerem igual eu). Mas depois de um tempo os personagens ganham vida, ficam muito interessantes e complexos. Achei incrível como o autor conseguiu expressar em tantos detalhes o que se passa na mente do protagonista.

Música: Carmina Burana (Carl Orff)

Os miseráveis (Victor Hugo) Os miseráveis

É um livro simplesmente PERFEITO, MARAVILHOSO, ele tem como foco principal, a desigualdade e a injustiça social. Imagina, alguém passar 19 anos de sua vida preso, trabalhando feito um escravo, só por ter roubado um pão para poder alimentar sua família! Essa é a história de Jean Valjean, o principal personagem do livro.

Ao longo das páginas, você encontra religião, drama, romance… Uma obra simples e que encanta pela abordagem tão perfeita do tema que trata.

Música: 4 estações (Antonio Vivaldi)

Posts Aleatórios

Victor FariaLivros para ler ouvindo…

Related Posts

Deixe uma resposta