Arquitetando Estilos

Matcha: Benefícios que vão muito além do emagrecimento!

Você já ouviu falar do matcha? Ele é produzido a partir da Camellia sinensis, a mesma planta que dá origem aos chás verde, branco e vermelho. A diferença está na forma em que as folhas são cultivadas, colhidas e preparadas. Parece novidade pra nós, né? Mas o matcha já é conhecido do Japão a mais de 1000 anos! E suas propriedades e benefícios já vêm sendo estudadas a algum tempo por nós ocidentais também 😀

O matcha é como se fosse uma versão muito mais potente do chá verde! Ele possui fibras solúveis e insolúveis, vitamina A, E e C, taninos e catequinas, cafeína, epigalocatequinas, L-teanina, L-arginina e teínas. E o que essas substâncias de nomes estranhos fazem pelo nosso organismo? Aqui vai uma listinha com alguns benefícios:

The-Anti-Aging-Health-Benefits-of-Matcha-Green-Tea

– As altas concentrações de cafeína, teanina e catequinas tem ação termogênica e ajudam na perda de peso! Inclusive, o consumo de matcha também pode aumentar o gasto calórico durante a prática de atividade física se consumido antes do seu treino.

– É riquíssimo em antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento precoce, colaborando para pele, unhas e cabelos saudáveis.

– Diminui a retenção de líquido.

– Fortalece o sistema imunológico auxiliando na prevenção do câncer.

– Promove uma espécie de “relaxamento alerta”, no qual diminui a ansiedade e o estresse, mas ao mesmo tempo melhora a concentração e a energia da pessoa. Curiosidade: Esse efeito é o motivo pelo qual os monges tomavam o chá feito do matcha durante longas sessões de meditação. Legal, né?

m5

Mesmo trazendo todos esses benefícios, ainda é preciso ter cuidado na hora de consumir o matcha, pois ele pode trazer alguns efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, azia e irritabilidade (principalmente se consumido em excesso). Por isso, hipertensos, gestantes, crianças, idosos e pessoas que tem problemas relacionados ao sono devem procurar orientação profissional se quiserem introduzi-lo em sua rotina alimentar.

O matcha é vendido na forma de pó e você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais (o preço dele ainda é salgado). Dica: prefira sempre produtos ORGÂNICOS. Ele pode consumido na forma de chá ou adicionado em sucos, iogurtes, pastinhas ou como ingredientes de pães, bolos e biscoitos! Super versátil. Além disso, a marca “Do Bem” o comercializa em caixinha, sem aditivos. Só não sei se vendido assim já misturado com água ele mantém as suas propriedades.

m7

Dica: Assim como o chá verde, o matcha é um pouco amargo. Comece usando uma colher de café até acostumar com o sabor e depois vá aumentando a quantidade 😉

RECEITAS

CHÁ DE MATCHA (Pode substituir o café) 😀

Ingredientes: ½ colher de chá de Matcha, 60ml de água fervida (cerca de 1/4 de copo).

Modo de Preparo: Ferva a água separadamente, espere ela esfriar um pouco (mantenha a temperatura na média de 70ºC). Coloque o pó de matcha em um recipiente. Despeje a água quente sobre ele e mexa rapidamente até diluir o chá. Adoce se necessário. Dica: Caso você queira acrescentar o chá na água enquanto ela ainda estiver fervendo, o gosto da bebida pode não ficar muito agradável.

o-MATCHA-TEA-facebook

RECEITA DE MATCHA LATTE

Ingredientes: ½ colher (chá) de matcha, 50ml de água fervida, 300ml de leite previamente batido (preferencialmente de origem vegetal, como o leite de soja, aveia, amêndoas e arroz)

Modo de Preparo: Diluir o pó de matcha na água quente, bater bem até ele dissolver por inteiro e fazer uma espuminha em cima. Adicionar o leite quente e bater mais. Depois, basta adoçar a gosto.

MatchaBar

SUCHÁ DE ABACAXI COM MATCHA

Ingredientes: 1 colher de chá de matchá, 1 fatia de abacaxi, 200ml de água, 1 fatia fina de gengibre.

Modo de Preparo: Adicionar o matchá aos 200ml de água quente, mexer para diluir ele, deixar esfriar e bater com os demais ingredientes. Servir em seguida sem coar.

m1

PÃO DE QUEIJO SEM QUEIJO DE MATCHÁ E ALECRIM

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de batata doce cozida, 1 colher (café) de Matchá, 4 colheres (sopa) polvilho doce, 2 colheres (sopa) polvilho azedo, 2 colheres (sopa) azeite de oliva, 1 colher (sopa) de Chia, 1 colher (sopa) de alecrim, Sal do Himalaia.

Modo de Preparo: Misture tudo e faça pequenas bolas. A massa não pode grudar na mão e não pode rachar. Acerte no polvilho se grudar, e com um pouco de água se rachar. Ela deve ficar como massinha de modelar. Leve ao forno médio até dourar.

m8

BOLO DE CHOCOLATE E MATCHÁ

Ingredientes: 3 ovos orgânicos, 1 colher de sobremesa de matchá, ¾ xícara de chá de mel, ¼ xícara de chá de óleo de coco, ¾ de xícara de chá de biomassa, ¾ de xícara de chá de fécula de batata, 150g de nozes picadas, 150g de chocolate 70% cacau, 1 pitada de sal, 1 colher (café) de extrato de baunilha, 1 colher (chá) de fermento químico.

Modo de Preparo: Derreta o chocolate em banho maria junto com o óleo.  Bata o mel e os ovos até crescer um pouco.  Adicione os demais ingredientes menos o fermento e as nozes.  Quando obter uma massa homogênea, desligue e adicione o fermento e as nozes. Asse no forno preaquecido a 190c por aproximadamente 30 minutos.matcha_roll-2

SHAKE DE FRUTA COM MATCHÁ

Ingredientes: 250ml de água, 4 morangos (ou a fruta de sua preferência, ex.: abacaxi ou banana congelada), 1 colher de chá de matchá, 4 folhas de hortelã.

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador com gelo a gosto.

SORBET DE MANGA COM MATCHA

Ingredientes: 1 manga palmer bem madura, 1 colher de chá de matcha, 1 colher de café de gengibre ralado, folhinhas frescas de hortelã, cubos de água de coco e raspinhas de tangerina,

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo. Leve ao freezer até ficar bem cremoso. Sirva com uma pitada de cardamomo e folhinhas de hortelã para dar um charme.

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloMatcha: Benefícios que vão muito além do emagrecimento!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *