Arquitetando Estilos

Metalizado – o brilho além do sol que vai te conquistar nesse Verão.

Com a chegada de cada nova estação já esperamos as novidades, as formas, as cores que vamos encontrar pelas ruas, pelas lojas…pelo mundo. E como é bom se reinventar e inserir o novo em nosso guarda-roupa, não é mesmo?

Um dos detalhes mais aguardados de cada coleção são os materiais e suas cores, que logo que aparecem nos fazem amar ou odiar determinada tendência, e muitas vezes têm o papel decisivo na hora da compra… quando gostamos do modelo de uma roupa ou acessório mas não gostamos do material ou da cor e seu tom, acabamos não nos identificando com a peça, eliminando-a de nossas possíveis aquisições.

Os looks com tons de metal, que irradiam seu brilho poderoso, surgiram com toda força na Era Disco na década de 70 e com ícones como Cher, Donna Summer, Jane Fonda como Barbarella (ainda no fim dos anos 60) e As Panteras usando e abusando deste trunfo. Continuaram marcando presença na moda extravagante dos anos 80 e apareceram pontualmente em demais anos, voltando com maior relevância há algumas coleções: o futurismo, as roupas e acessórios metalizados estão invadindo as passarelas e as ruas. Inicialmente em pequenas doses, mas aos poucos alcançando mais adeptos  e em peças maiores e centrais.

Podemos encontrar o metalizado em lamê, paetê, lurex, tecidos com texturas brocadas, cetim e em diversas outras bases. As cores metalizadas mais usadas são: prata, dourado e cobre, mas todas as cores podem ter o tom metalizado, as opções são inúmeras e alguma dessas pode ser interessante para você.

Na coleção Resort 2019 da Michael Kors Collection aparecem metalizados aos montes. Estão nas roupas (com brocados, paetês e veludos localizados), nas bolsas e nos sapatos (essas papetes das fotos abaixo, apesar de serem confortáveis e tendência do verão, não são bonitas, há outros metalizados bem mais lindos).

Looks metalizados Coleção Resort 2019 Michael Kors Collection   fonte: vogue.fr

Muitas outras marcas internacionais utilizaram esses tons, em especial o prateado, em seus desfiles recentes: Isabel Marant, Givenchy, Louis Vuitton, Balmain, Roberto Cavalli, Alexander McQueen… ou seja… as apostas nestes brilhos estão intensas. Apesar disso, o metalizado muitas vezes é mal visto no dia a dia, pois muitos associam o uso somente à noite, ou que é muito moderno, ou até brega. Desmitificando isso… pode-se usar as cores metalizadas durante qualquer período do dia… tudo depende do seu estilo e quais peças se encaixam no mesmo, se o look é compatível com o grau de formalidade do ambiente que você se encontra, se ele está adequado ao seu corpo e se você consegue segurar essa tendência e sentir-se linda e cool com ela.

O metalizado pode deixar o look mais autoral, mais moderno, mais chic, mais sexy, mais poderoso, e pode ser incluído em qualquer estilo pessoal. Vale tentar usar essa tendência além dos acessórios mais clichê… sempre vistos em brincos e demais bijoux, ouse um pouco mais… com bolsas ou calçados… detalhes nas peças também valem. Mas… se você se identificou e amou esse brilho todo… um vestido ou uma outra peça pode te fazer arrasar ainda mais! Claro… que com o uso de itens mais chamativos e de impacto pede-se mais parcimônia, para não parecer um astronauta ou uma armadura ambulante pelas ruas da vida… e em geral para um look não parecer caricato, uma peça em metalizado já está de bom tamanho. Inspire-se nas imagens de street style abaixo para criar seu próximo look!

Dicas de uso do metalizado no look:

-apesar de uma tendência ser quase sempre legal, uma importante parte da moda é o estilo próprio, por isso, caso uma peça no formato com o material y vire uma tendência absoluta, com muitas pessoas usando… tente fugir da onda e seja criativo… escolha outra peça em metalizado ou outro modelo ou outro tom e cor de metal. Assim você usa a peça por muito mais tempo, fica por dentro das novidades da estação, mas se diferencia e valoriza seu look, pois tendências que são vistas em todas as esquinas enjoam! Quer ver um grande exemplo que ocorreu na coleção passada? Houve um boom do oxford prata espelhado, que era onipresente e hoje muitas pessoas, inclusive eu, querem passar longe!  Lembrando que… se o seu desejo for exatamente ter um desses… seja fiel ao seu estilo e esqueça o que passou…

-o metalizado pode deixar o look ainda mais classudo, para isso, utilize-o numa peça minimalista com corte incrível, ou em um acessório ou detalhe clean;

-deixe seu look mais interessante neste verão, adicionando os metalizados em looks diurnos e não somente estampas florais e cores alegres;

-aproveite as festas de fim de ano para aderir ao metalizado… em vestidos, conjuntos e macacões, deixando seu look ainda mais glamouroso… e aproveite também para inseri-lo no dia a dia do ano que está por vir;

-sabe aquele look confortável, que você ama, mas está faltando um tchan a mais? Um casaqueto ou um blazer metalizado podem dar um up! 

-além do efeito metal chamar mais atenção, o brilho amplia os volumes (principalmente em cores mais claras como o prata e o dourado), então… use o metalizado em partes do corpo em que você não se incomoda que aumentem, ou que fiquem em evidência;

– Aproveite que a moda esportiva está em alta e use um agasalho ou uma calça estilosa com um detalhe metalizado;

-Se você tem dúvida se vai realmente gostar e se adaptar com um look metalizado, experimente comprar um acessório (bolsa, sapato ou uma bijoux maior) ou então uma roupa apenas com detalhes do material, se você curtir… vai fundo!

-Adquira essas peças diferenciadas em brechós físicos ou virtuais, pois além dessas atitudes contribuírem para um consumo sustentável, há muitas opções vintage maravilhosas e quase exclusivas nesses lugares;

E aí, você usaria o metalizado além do acessório básico de cada dia?

Bárbara Guimarães

Posts Aleatórios

Bárbara GuimarãesMetalizado – o brilho além do sol que vai te conquistar nesse Verão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *