Arquitetando Estilos

Militarismo na moda – plena, sobrevivendo na “selva de pedra”.

O militarismo é uma tendência que aparece frequentemente nas principais coleções do mundo da moda, com detalhes marcantes e que desde os anos 1940 (devido ao impacto da Segunda Guerra Mundial) inspira a maneira de vestir das pessoas.

Esse tema remete força, luta, natureza, intensidade, poder, casualidade e conforto. Pode ser inserido em qualquer estilo, nas mais variadas ocasiões (do dia-a-dia ao look brilhante da noite) e para qualquer tipo de corpo- pois associado aos itens corretos, o look além de passar uma mensagem, também pode valorizar e harmonizar nossa silhueta.

Encontramos os ícones da moda militar nas cinturas marcadas com cintos pesados, macacões e bolsos utilitários, parkas, ombreiras e martingales… detalhes de amarração… nos detalhes dourados e acobreados (botões, patches e broches de estrela) … nos caps, coturnos, óculos aviadores e claro… na estampa camuflada e nas nuances de tons de verde, caqui e marrom que remetem à floresta.

Podemos usar o militarismo de forma óbvia e clássica ou com um contexto totalmente novo. Podemos usar –tudo ao mesmo tempo agora– desta tendência…ou somente um toque especial no meio de algo clean ou em um look carregado de informações.

Pode-se tudo, mas como inventar moda é muito legal, usar somente o camuflado nosso de cada dia, pode não ser sempre tão interessante. Ficar de olho nos desfiles e campanhas das marcas que gostamos pode nos ajudar na inspiração de como usar as cores e formas do exército de maneiras mais interessantes.

Looks das marcas com inspirações no militarismo
Da esquerda pra direita- Desfile Dior, Desfile À La Garçonne, Desfile Valentino, Coleção Resort Versace, Coleção Resort Sea, Coleção Resort Off White, Look Street Style, Desfile Alberta Ferretti – Fonte- vogue.fr

Diversas marcas internacionais inseriram a tendência militar em suas coleções Resort 2019. Valentino (com suas parkas bordadas com flor), Versace (com seus caps coloridos e estampados, cintos marcados), Alberta Ferretti (com os macacões utilitários) e Victoria Beckham (com suas estampas camufladas estilizadas com toque fresh). Essas coleções de transição das estações nos mostram que o camuflado e sua turma podem perfeitamente se alinhar em todos os climas e lugares, não somente no inverno, onde o militarismo classicamente aparece.

Imagens da coleção Resort 2019 da marca Victoria Beckham com estampas camufladas estilizadas – Fonte: vogue.fr

Nas ruas o perfume militar também sempre dá as caras, com looks bonitões pra todos os gostos.

Street Style com inspiração militar. Fontes: style du monde, popsugar, vogue.fr.

Dicas para inovar e dar mais personalidade ao look com inspiração militar

-Misturar o camuflado com outra estampa (com mesma cor de fundo e com conexão de cores);

-Utilizar uma peça militar com peças neutras e arrematar com um acessório de maior impacto;

-Usar estampa militar com alguma peça neon;

-Camuflado estilizado nas formas e/ou cores;

-Peças com corte diferenciado, ir além da camiseta com estampa camuflada;

-Acessórios com estampa militar;

-Incluir caps, coturno, broches, patches, botões dourados;

-Misturar mais tendências fortes ao look (como no desfile Resort 2019 da Versace, que juntou college, militar, rocker e muito mais…e deu muito certo).

Pronto! Agora podemos ir à luta usando essa tendência com mais potencial e salvarmos o mundo da mesmice! Vamos!?

Até a próxima,

Bárbara Guimarães.

Posts Aleatórios

Bárbara GuimarãesMilitarismo na moda – plena, sobrevivendo na “selva de pedra”.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *