Arquitetando Estilos

OUTUBRO ROSA e seu importante significado

A história do Outubro Rosa remonta desde a data de 1983 quando uma Corrida para a Cura foi realizada pela primeira vez em Dallas, Texas, onde 800 pessoas participaram. Mas em 1991, a Fundação Susan G.Komen distribuiu aos participantes o laço cor-de-rosa em sua Corrida pela Cura, realizada em Nova York,  para as  mulheres sobreviventes do câncer de mama.

Outubro_Rosa_GEssa organização  foi fruto de  uma promessa de Nancy G Brinker à sua irmã Susan, quando esta faleceu em decorrência da doença, surgindo assim um movimento global, que passou a ser comemorado por entidades, em várias cidades dos Estados Unidos, na tentativa de sensibilizar a população.

As cidades eram enfeitadas com laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso fez com que a iluminação em rosa, em diversos monumentos, assumisse importante papel e tornasse leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

♦ O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres.

♦ O câncer de mama surge principalmente em quem já passou dos 50 anos, mas há a possibilidade de mulheres jovens apresentarem a doença.

♦ As causas do câncer são muito variadas.

Entre os principais fatores que podem levar ao câncer de mama, estão: redução do número de filhos e da prática do aleitamento materno, primeira gestação tardia, sedentarismo, obesidade (especialmente após a menopausa) e o consumo de álcool.

Estar atenta aos sinais do seu organismo e manter hábitos saudáveis podem ajudar tanto na prevenção como no diagnóstico precoce da doença.

Confira as dicas:

Mantenha uma alimentação equilibrada para fortalecer o organismo: reduza o consumo de gorduras e invista em alimentos ricos em fibras e nutrientes.

Evitar o excesso de bebida alcoólica e o tabagismo

Abandone o sedentarismo e pratique atividade física regularmente.

Se você tiver casos da doença na família, atenção!  Mesmo que ela seja transmitida por herança genética em apenas 5% dos casos, é muito importante estar alerta,pois:- História familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade;

História familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária;

História familiar de câncer de mama masculino.

Observe-se e consulte seu ginecologista periodicamente!

O principal sinal do câncer de mama é o nódulo (caroço) mamário endurecido, fixo e geralmente indolor.

Outros sinais são: endurecimento de partes da mama; mudança na pele (retração ou aparência de “casca de laranja”); saída espontânea de líquido do mamilo; vermelhidão ou mudança na posição ou formato do mamilo; nódulo no pescoço ou nas axilas

O exame clínico das mamas é a palpação das mamas por um profissional treinado. Embora o autoexame não deva ser abandonado, o interesse é diagnosticar precocemente o câncer numa fase em que nem a mulher e nem o médico conseguem palpar a lesão, porque ela ainda é microscópica.

Realize check-ups frequentemente e procure a orientação do médico sempre que observar algum sintoma.

A mamografia permite melhor identificação das lesões em mulheres após a menopausa. Antes disso, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia fica reduzida, gerando maior número de falsos-negativos (resultado negativo para paciente com câncer).

Esses são os principais cuidados na luta contra o câncer. Cerca de 80% dos casos têm chance de cura quando há diagnóstico precoce.

Mito: O tamanho das mamas, o uso de desodorante antitranspirante e o uso de sutiãs de qualquer tipo não aumentam o risco da doença.

Um  dos principais instrumentos para combater a doença é a informação.

Afinal, quando a mulher tem conhecimento a respeito dos sintomas, pode identificar os primeiros sinais e procurar ajuda profissional o quanto antes.

Se o tratamento for iniciado rapidamente, as chances de cura são grandes.

Rosemary Latrônico.

Rosemary Latrônico

Sobre Rosemary Latrônico

Ginecologista da Clínica Médica 21, Palmas - TO.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Rosemary LatrônicoOUTUBRO ROSA e seu importante significado

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *