Arquitetando Estilos

Oversized- um jogo de proporção para um look despojado na medida certa

Conforto… eis uma característica que vem sendo muito buscada nos dias atuais. Na moda, esse luxo aparece em peso nas últimas temporadas, muitas marcas vêm aderindo: ao sportswear, tênis, flats, tecidos com elastano, materiais tecnológicos e modelagens soltas. Sim… é uma libertação para o corpo, uma opção que está nos deixando um pouco mal acostumadas – quero ver nos acostumarmos novamente ao corselet e ao salto agulha- brincadeira à parte… existem peças que não são tão confortáveis, mas são realmente lindas, em que nos sentimos plenas nelas e iremos usar… mas poder unir o conforto com beleza e estilo, é uma combinação perfeita! Temos muitas possibilidades que podem nos satisfazer em nossos mais diversos desejos: para os dias que queremos conforto total, para outros que aceitamos encarar um look poderoso, mesmo que não seja muito ergonômico;  e nos demais que queremos investir nos confortáveis com mais informação de moda.

Um grande destaque na hora de montar um look cool com conforto é o oversized. Estas peças que são mais largas, com tamanho maior que seu manequim, chamadas também de maxi ou boyfriend; são peças chave para incrementar um look básico, dar um toque despojado, tirar o ar exageradamente-sexy de um vestido embalado à vácuo… e deixar o look mais moderno.

O oversized foi muito usado nos anos 90: na moda de rua, no hip hop e no grunge. A modelagem maxi representou o despojado, o descolado e hoje continua… mas além desses conceitos, carrega mais versatilidade e transita em todos os estilos, estações e aparece em diversas peças do vestuário… camisetas, calças, camisas, vestidos, coletes, jaquetas, moletons, blazers… acessórios, podendo ser inserido nas mais diversas propostas.

Apesar de ser bem conhecido e visto bastante nas ruas, muitas vezes não nos ligamos do quanto pode ser legal um look com toque boyfriend, e compramos geralmente peças justas, no nosso número exato ou até em tamanhos menores (não façam isso… sei que é tentador, mas não… é jogar dinheiro fora, desvaloriza o corpo!!!). Realmente o tamanho maxi é o medo de muitas mulheres, pois é fácil de errar a mão, essas peças aumentam, dão volume… mas podem ser o punch do look e equilibrar a silhueta; com o autoconhecimento de seu corpo (defeitos, qualidades e individualidades) e de seu estilo, é possível usar truques a seu favor, para se sentir confiante e exalar estilo!

Erramos ao pensar que o oversized somente entra em peças do estilo esportivo, pois a moda é fusão, é mistura, são experimentações e criações inspiradas e com bagagem em diversos mundos. Então, podemos ter um look classudo com detalhes maxi… trazendo um perfume novo e um refresh em certos conceitos; e para acabar com o mito de que peças maiores que seu número podem somente trazer um ar despojado ou até relaxado, abaixo seguem imagens do último desfile da Fendi, com peças maxi no look, com tecidos e detalhes sofisticados.

Coleção Fendi Primavera -Verão 2019 – looks com peças oversized.  – Fonte: vogue.fr

Essas peças maiores são indicadas não somente para pessoas magras e altas, pois podem ajudar a equilibrar a silhueta de quem está um pouco acima do peso ou de menor estatura, mas é preciso cuidar pra não deixar o look todo largo, pois pode dar a impressão de que a pessoa é maior e/ou também pode achatar, a questão é saber escolher qual item maxi utilizar… todo esse jogo de proporções é importante para o resultado final.

Roupas maxi são  bastante encontradas em jaquetas jeans, pantalonas enormes, conjuntos de calça e blazer, camisetas usadas como vestidos, jaquetas esportivas… em bolsas estilo mala de academia, maxi echarpes e em macacões largos; as modelagens oversized podem deixar o look muito mais interessante. Inspire-se nos looks de street style abaixo!

Street Style – looks com peças oversized. – Fonte style du monde

Dicas para aderir peças oversized no dia a dia:

– equilibre as peças justas com uma peça de sobreposição oversized, uma jaqueta ou um blazer podem deixar seu look repaginado;

– não utilize somente peças maxi, para não dar a impressão muito maior de você, e ficar despojado demais;

– usar tudo muito justo, colado ao corpo, pode valorizar a silhueta, mas deixar tudo muito exposto não cai bem, pode parecer vulgar… então uma peça boyfriend pode ser muito útil. Claro que o vestir é livre, mas existem principalmente lugares e situações, em que essas escolhas podem ser inconvenientes ou constrangedoras e como é bom ver uma pessoa que sabe se vestir em cada situação, mostra sua elegância na vida!

– na dúvida, use uma peça somente um tamanho acima do seu, peças bem maiores podem ficar bem estilosas, mas dependendo, podem não dar o efeito proposto e você acabar não gostando do resultado;

– lembre-se: existem cores que dão a impressão de expandir ou diminuir, então ao escolher uma peça oversized clara, ela ficará ainda maior visualmente, e uma cor escura disfarça um pouco do tamanho… assim como cores impactantes irão chamar ainda mais atenção para esta peça;

-para ficar ainda mais jovial e cool, fica legal usar cropped com maxi mangas ou uma maxi blusa com shorts curto, equilibrando os itens escolhidos;

– sobreposições são muito bem vindas para inovar na montagem de looks, principalmente com peças que já foram bastante usadas, vista sua roupa oversized para dar um toque final nessas combinações.

Por fim…a moda está cada vez mais democrática, cada um consegue inserir sua personalidade, usar o que gosta e explorar diversos trunfos a seu favor. Mas vamos combinar que ter uma tendência super forte, com o poder de influenciar as pessoas a explorarem o conforto, é maravilhoso! Vamos usar e abusar desse presente divino!

Bárbara Guimarães

Posts Aleatórios

Bárbara GuimarãesOversized- um jogo de proporção para um look despojado na medida certa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *