Arquitetando Estilos

Páscoa: ok. Bacalhau: ok. E o Vinho??

Impossível resistir ao ingrediente mais tradicional da sexta feira santa: o bacalhau!

Mas aí vem a dúvida? Qual vinho escolher? Vale aquele tintão que tomo com churrasco? Melhor tomar aquele velho vinho verde conhecido? Ou nenhuma das alternativas?

Bom, primeiramente é importante saber como será seu bacalhau. Se tivermos um molho de natas – bem tradicional na culinária portuguesa – dá até para arriscar um branquinho mais leve, ácido, crocante que dá um efeito legal com o lácteo ou um branco mais encorpado que harmoniza com a estrutura do molho. Se as postas forem caprichadas no azeite, legumes, ovos, já passamos a brancos mais encorpados, rosés e tintos leves.

Tenho algumas sugestões:

Quinta da Alorna Arinto e Chardonnay, 2015, Tejo, Portugal: Branco com madeira, acidez alta e corpo para segurar bem o azeite, o grão de bico, os ovos e tudo mais que tinha nos acompanhamentos do bacalhau. Acompanhou a entrada de bolinhos também mas ficou pesadinho. Achei a venda na Adega do Bartolomeu por R$98,00 (www.adegadobartolomeu.com.br) .Mesmo que não ache exatamente esse vinho, a ideia é fugir dos brancos muitos leves. Procure um vinho mais untuoso, seja pela uva, seja pelo uso da madeira. Outra boa dica é buscar um belo Encruzado da região do Dão.

 

Pinotel, Bodegas RE, Pinot Noir e Moscatel, 2015, Chile: Pra fugir totalmente do comum, um rosé meio laranja. Seja pelas combinações de uvas inusitadas ou pelos métodos de produção aplicados, os vinhos sempre tem algo surpreendente.O vinho custa R$199,00 e é importado pela Grand Cru.

 

Não abre mãos de tintos? Cuidado para não exagerar no corpo do vinho e sobrecarregar o prato. Opte por um vinho do Alentejo mais leve, um Tempranillo espanhol com pouca madeira (jovén ou crianza) ou um Pinot Noir de Novo Mundo.

Em nossas colunas anteriores também tem dicas de harmonização e você poderá aproveitá-las! Clique aqui.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

Sobre Keli Bergamo

Advogada e Especialista em Vinhos Wset 3. Londrina - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Keli BergamoPáscoa: ok. Bacalhau: ok. E o Vinho??

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *