Arquitetando Estilos

Pele bronzeada e Alimentação

Já começou a preparar a sua pele para o verão? Um bom aporte de nutrientes pode fazer com que seu bronzeado dure mais, fique uniforme e com uma cor mais bonita!

Inicie os cuidados com a pele pelo menos 30 dias antes da exposição solar (por isso estou dando as dicas antes das férias de fim de ano).

O sol pode ser um grande aliado do nosso organismo 🙂 Quando nos expomos de maneira adequada produzimos vitamina D que é essencial para a manutenção das funções de vários órgãos, inclusive da pele, músculos, pâncreas, nervos, tireoide e sistema imunológico. Além de ser essencial para os ossos e os dentes.

Entretanto, a exposição solar em excesso causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Sempre leve em consideração suas pré-disposições genéticas antes de sair fritando no sol em qualquer época do ano.

Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão associados à renovação celular, pigmentação e fotoproteção da pele. Eles podem ser consumidos no dia a dia (que é a melhor opção) ou suplementados. Como sou nutricionista prescritora consigo fornecer esse tipo de suplementação para meus pacientes  😉

Vamos conhecer melhor as substancias que contribuem para um bronzeado saudável?!

  • Carotenóides: Podem diminuir a sensibilidade da pele às queimaduras solares.

Fontes alimentares  vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) – cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.

  • Vitaminas C e E: ótimos antioxidantes, reduzem o efeito dos radicais livres produzidos pela radiação solar. Desaceleram o envelhecimento da pele.

Fontes de Vitamina C  laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi.

Fontes de Vitamina E  amêndoas secas, óleos vegetais,  gérmen de trigo e abacate.

  • Flavonóides: Apresentam uma série de atividades biológicas antioxidantes, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias (redução de eritema, que é a vermelhidão causada pelos raios UVB na pele).

Fontes alimentares  Uva, cereja, amora, morango, jabuticaba, batata, couve-flor, repolho, cebola, alho, soja, cacau, castanhas, feijão.

  • Licopeno: Acelera o processo do bronzeamento, protege a pele dos raios solares e evita a vermelhidão. Atua de dentro para fora no organismo agindo no preparo da pele frente à exposição solar.

Fontes alimentares  Melancia, goiaba e tomate. Altas concentrações de licopeno são encontradas nos produtos comerciais de tomate como molhos, extratos, sucos de tomate.

  • Cacau  Meu queridinho ♥ Seus polifenóis agem como neutralizantes dos radicais livres impedindo o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao Sol.

Traduzindo todas as informações acima: uma alimentação com frutas, oleaginosas, legumes e verduras variadas vai ajudar a diminuir os danos do sol na sua pele. Simples assim! E não extrapolem as informações, não é porque alguns alimentos podem reduzir a vermelhidão ou a dor que eles podem substituir qualquer tipo de proteção.

Vou passar uma receitinha que concentra vários nutrientes importantes para a pele, se quiserem outras é só pedir  😆

SUCO FOTOPROTETOR E DE MANUTENÇÃO DO BRONZEADO

Ingredientes: 2 cenouras médias, ½ mamão papaia, 1/4 de beterraba média, suco de duas laranjas, 1 xícara de chá de melancia picada, 100ml de água de coco. Opcional: Pedacinhos de gengibre.

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e beba geladinho durante um belo dia de sol!

Ótimo verão para todos, aproveitem com NOÇÃO!

Beijos da Nutri  😛

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloPele bronzeada e Alimentação

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *