Arquitetando Estilos

Pinhão

Pesquisadores da Embrapa estudam a diversidade de nutrientes encontrada no pinhão e seus benefícios à saúde. Ao que tudo indica, o alimento se destaca na prevenção de problemas cardiovasculares e intestinais: suas fibras melhoram o funcionamento do intestino, e ao lado de altas cargas de potássio, ajudam a resguardar o coração.

“As fibras do pinhão favorecem a eliminação de sais biliares, um reduto de colesterol, do intestino. E boa parte dessa molécula não é reabsorvida, o que diminui sua concentração no sangue caso ela esteja elevada”, explica a nutricionista Cristina Martins. Com menos colesterol circulante, diminui o risco de ataques cardíacos. O coração fica ainda mais protegido porque a semente cozida é uma fonte de potássio, mineral que faz os vasos sanguíneos relaxarem, ajudando assim a controlar a pressão arterial.

pinhao 10

Resultados de um estudo da Embrapa mostram diferenças entre o pinhão cru e o cozido. Com a exposição ao fogo, o amido do alimento sofre reações que o tornam mais gelatinoso, estado que facilita o trânsito intestinal. Além disso, durante o cozimento, a semente absorve pigmentos da casca. Esses compostos que dão o tom acastanhado ou avermelhado são antioxidantes, isto é, minimizam os danos dos radicais livres às células, inclusive dentro dos vasos.

Esse legítimo sulista é cheio de carboidratos complexos, sobretudo o amido resistente. Com atuação semelhante à das fibras, esses carboidratos estimulam o equilíbrio da flora intestinal. O pinhão também se revela uma boa fonte de energia, que é liberada em velocidade moderada, evitando picos de glicemia e de insulina. Observação: 100g de pinhão (em torno de 10 unidades) contém 177 calorias.

pinhao 2

Cheio de Minerais: O pinhão contém cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para manter o corpo funcionando e sabendo como se defender de doenças. É o potássio, porém, o mineral que predomina na semente, o que a transforma em uma aliada contra a pressão alta e doenças cardiovasculares.

Na cozinha: O pinhão é um alimento neutro, que fixa o sabor de outros ingredientes mais intensos. Vai bem cozido em fogo lento ou assado na chapa do fogão a lenha.

Dica: O pinhão pode causar flatulência (gases) devido ao amido resistente.

RECEITAS

PINHÃO COZIDO

Ingredientes: 1 kg de pinhão, 1 litro de água

Modo de Preparo: Lave bem os pinhões em bastante água corrente. Ponha os pinhões com a água na panela de pressão. Feche a panela e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar (pegar pressão), conte 40 minutos. Depois desse tempo, remova a panela do fogo e deixe esfriar e perder a pressão naturalmente. Sirva o pinhão cozido ainda quente.

Dica: Depois de descascado, o pinhão pode ser comido com um pouquinho de sal. Você também pode usar temperos naturais da sua preferência. Ele também pode ser consumido no almoço no lugar do seu carboidrato usual.

FRANGO ENSOPADO COM PINHÃO

Ingredientes: 500g de sobrecoxas de frango sem pele, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 2 dentes de alho amassados, 1/2 cebola picada, 2 tomates picados sem pele e sem sementes, 1/2 xícara de chá de água, 1 1/2 xícaras de chá de pinhão cozido cortado em rodelas, 1 colher de sopa de salsinha picada, 1 colher de sopa de cebolinha picada, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo: Tempere o frango com o sal e a pimenta. Aqueça o óleo em uma panela e junte o alho e a cebola até começar a dourar. Acrescente o frango e refogue-o até ficar bem dourado. Adicione o tomate, a água quente e cozinhe no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a carne ficar macia. Junte o pinhão, a salsinha e a cebolinha e sirva imediatamente.

SALADA DE AGRIÃO E PINHÃO

Ingredientes: 2 xícaras de chá de pinhões cozidos, 1/2 xícara de chá de cebolinha verde picada, 1/2 cebola roxa grande cortada em cubinhos, 2 xícaras de chá de folhas de agrião. Molho da Saldada: 1 colher de sopa de suco de limão, 1/2 colher de sopa de mostarda,1/2 colher de sopa de mel, 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem, Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo: Corte os pinhões em rodelas e misture em uma saladeira com a cebolinha, a cebola e o agrião. Molho: Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa até obter um molho homogêneo. Regue a salada com o molho, misturando delicadamente. Sirva.

salada-pinhao

FAROFA DE PINHÃO

Ingredientes: 1 xícara de pinhão cozido e triturado (use o liquidificador ou processador), 1 xícara de farinha de mandioca, 1 1/2 colher de sopa de farinha de linhaça dourada, 1 1/2 colher de sopa de semente de chia, 3 colheres de sopa de cebola ralada (se preferir use picada em cubos pequenos), 2 dentes de alho amassados, 1 1/2 colher de sopa óleo de coco, 1 colher de chá de cúrcuma em pó, Sal rosa do Himalaia e salsinha fresca a gosto.

Modo de Preparo: Em uma panela antiaderente refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Adicione todos os ingredientes a esse refogado e, em fogo baixo, misture por cerca de 2 minutinhos. Decore com pinhões inteiros na hora de servir.

Fonte: saude.abril.com.br/edicoes/0352/nutricao/tempo-pinhao-693526.shtml

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloPinhão

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *