Arquitetando Estilos

Plástico -da cabeça aos pés- um toque futurista no dia a dia.

A moda nos apresenta novidades a todo momento: novas tecnologias, novos materiais e novas formas, porém ela também é cíclica e diversas tendências do passado retornam, sejam elas pautadas por décadas, estilos, cores ou formas. Uma tendência pode demorar cinco, dez, quinze ou mais anos para voltar realmente com tudo, como um hit da temporada, e assim, aparecendo em detalhes de moda, design e em produtos que nem imaginamos, mas que se repararmos bem, a tendência está presente.Uma das tendências que está com tudo na moda há algumas temporadas e que nas próximas estará lá, é o plástico. Este item pode dar um toque moderno, futurista, divertido ou lúdico ao look, ou pode transmitir todos estes elementos, se assim quisermos.

Lembra das sandalias de plástico da adolescência? Atualmente, elas ainda fazem muito sucesso e possuem adeptas fiéis do estilo fun da Melissa. A marca se reiventou e hoje possui uma vasta opção de modelos de bolsas e calçados com design próprio e com colaboração de grandes nomes da moda nacional e internacional em coleções especiais. Esta marca realmente é um grande sucesso mesmo quando o plástico não está em voga, pois além dos produtos, ela representa uma tribo, um estilo de vida e proporciona experiências aos seus clientes.

Imagens da Coleção collab de sapatos Melissa com Jeremy Scott. – fonte: melissa.com.br

Na moda das ruas e das marcas, o que vem aparecendo com bastante intensidade, vai além dos acessórios habituais de plástico, são peças de roupa com sobreposições, capas de chuva diferenciadas, macacões, calças, saias e tops; há opções em plástico transparente, colorido, translúcido, furta-cor, opaco, com textura, em recortes ou na peça inteira, enfim, para todos os gostos.

Looks Inspiração-  Street Style com roupas e acessórios em plástico. – Fontes: style du monde e pop sugar/ vogue.fr / getty

Com o boom da transparência e do uso do plástico, marcas tradicionais como Chanel, Prada, Furla e Céline também se renderam ao charme dessa tendência e criaram bolsas e mais itens bem ao estilo mostre-me tudo, não esconda nada!!!

Imagens Inspiração – Street Style com acessórios em plástico transparente. – Fontes: style du monde/  pop sugar/ vogue.fr/ pinterest

Além da parte estética, assim como em outros meios, o uso do plástico é polêmico, devido ao processo de produção e do descarte incorreto dos objetos feitos com este material, que poluem e prejudicam o meio ambiente de forma desastrosa. Infelizmente, é uma triste realidade.

Se você gosta da estética do plástico na moda, mas se preocupa com o planeta: prefira qualidade à quantidade, tente comprar peças que você realmente ame, que você se identifique e vá usar muitas vezes durante muito tempo. Caso você queira evitar comprar algo de plástico, saiba que existem muitos tecidos tecnológicos, com acabamentos resinados ou emborrachados que podem proporcionar maior durabilidade à peça e dar também uma cara moderna ao look.

Temos que lembrar que não é somente o material da roupa que é importante, mas sim todas as etapas dela: a criação, produção, o uso e até o seu descarte; se ela tem um bom corte e é bem feita… tudo isso vai importar na conta final do impacto de um produto ao meio ambiente. Com consciência e equilíbrio devemos escolher o que realmente vale à pena e vai entrar no nosso guarda-roupa, porque não é somente a beleza que importa, é também a qualidade e o conteúdo, e isso vale pra tudo!

Portanto, uma peça em plástico ou similar, que possui um bom design e caimento, feita com materiais bons e que você amou, vale sim à pena investir! Além de todas as questões externas, temos que ser fiéis ao nosso estilo, aos nossos gostos… e eu particularmente adoro esse aspecto moderno e futurista do plástico no look, e já uso este trunfo para compor o que vou vestir.

Dicas:

 Em qualquer estilo pessoal é possível inserir o uso do plástico no look.

Se você tem uma capa de chuva diferenciada, experimente usar ela em sobreposição com vestidos, fica muito legal! Sobreposições nos permitem editar uma variedade enorme de looks, nos salvando da mesmice!

 Cuidado com essa transparência toda que o plástico incolor proporciona, mostrando o que não nos favorece ou o que não gostamos em nosso corpo. Usar a transparência em pontos estratégicos é uma boa ideia!

Se você tem dúvida se vai realmente gostar e se adaptar a um look com plástico, mas quer tentar, experimente comprar um acessório, ou então uma roupa apenas com detalhes do material, se você curtir… pode explorar ainda mais.

♦ Adquira essas peças diferenciadas em brechós físicos ou virtuais, alugue ou compre em parceria com alguma amiga- essas atitudes contribuem para um consumo sustentável, sem você deixar de usar seu look arrasador.

 Vamos ser transparentes… o plástico dá um quê a mais no visual, não acham?

Bárbara Guimarães

Posts Aleatórios

Bárbara GuimarãesPlástico -da cabeça aos pés- um toque futurista no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *