Arquitetando Estilos

Progressivefitball. Você conhece esse método de atividade física?

Progressivefitball é uma metodologia desenvolvida pelo Fisioterapeuta Rafael Rabelo, que utiliza a Fitball (bola) como ferramenta para executar inúmeros exercícios, visando trabalhar todas as capacidades físicas do nosso corpo, como força, resistência, consciência corporal, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e velocidade.

A Fitball, já tem sido citada e utilizada por muitos profissionais do movimento, e seus benefícios vem ganhando cada vez mais espaço no campo cientifico. Por ser um equipamento com apoio móvel e ao mesmo tempo capaz de sustentar o corpo todo, proporciona uma infinidade de movimentos que trazem benefícios proprioceptivos e estabilizadores, além de favorecer a exploração tridimensional para o corpo, trabalhando-o como um todo.

Rabelo não só analisou estes benefícios em relação ao equilíbrio e estabilidade, mas desenvolveu uma sequência de movimentos gradativos, com objetivo de melhorar o seu condicionamento no skate e na prática dos esportes que ele costumava realizar. Para tal, ele também se inspirou em outras técnicas, como Ginastica Olímpica, Calistenia, treinos de intensidade e até esportes radicais (surf e skate), ampliando a gama de possibilidades em cima da bola e desafiando o corpo através de manobras que melhoravam a sua performance.

Rafael Rabelo (Equilíbrio sobre a bola usando os membros superiores/Nível Avançado)

Atualmente, as pessoas estão buscando cada vez mais praticar alguma atividade física, tanto para cuidar da saúde, como para melhorar a estética corporal, perdendo aquelas gordurinhas indesejáveis. No entanto, elas também querem praticar algo em que se identificam, e as mantenham em constante evolução.

Com o Progressivefitball, podemos nos desafiar e explorar as nossas capacidades físicas e de concentração, constantemente, tornando a rotina de atividade física algo mais prazeroso e interessante, e o que é melhor, saindo do sedentarismo.

Por estes e outros benefícios, o método vem sendo cada vez mais procurado pelos profissionais do movimento. Fisioterapeutas e Profissionais de Educação Física, aplicam tanto dentro do treinamento funcional, musculação ou nos Studios de Pilates, que já utilizam a bola como acessório, quanto na reabilitação de lesões.

Controle de tronco/Nível Básico

O método, busca progredir gradativamente os movimentos, evoluindo em níveis de dificuldade:

  • Básico
  • Intermediário
  • Avançado

Embora no início pareça difícil se equilibrar na bola, tem-se uma série de outros exercícios, principalmente isométricos, que vão te deixar apto a evoluir no equilíbrio, de forma lenta e progressiva, e é claro, sempre respeitando os limites do seu corpo para evitar lesões.

Não há contraindicação, todos podem praticar, no entanto, procure um profissional habilitado e qualificado nesta técnica, pois ele saberá fazer as adequações necessárias para cada paciente ou aluno, conforme a sua necessidade e condicionamento, evoluindo com segurança e bem-estar.

Veja abaixo um vídeo onde estou demostrando um exercício (Pike com duas bolas), que trabalha o controle e fortalecimento de tronco, alinhamento postural, equilíbrio no plano horizontal, além do fortalecimento do abdômen e braços.

Benefícios do Progressivefitball

Existem vários estudos que comprovam os benefícios do uso da Fitball associado ao treinamento funcional, musculação e Pilates.

Como já citamos anteriormente, Progressivefitball, além de ser uma atividade de fortalecimento e propriocepção, melhora o condicionamento consideravelmente, trazendo mais disposição e consequentemente, tirando você do sedentarismo, que poderia levar ao surgimento de doenças de origem musculoesqueléticas e do coração.

Sua possibilidade de trabalhar o corpo como um todo, utilizando principalmente de exercícios isométricos, promove uma melhora da consciência corporal, do fortalecimento e equilíbrio muscular, consequentemente da postura no geral, ajudando no tratamento de alterações posturais, bem como na melhora da performance e execução nas as outras atividades.

Contudo, Progressivefitball é uma excelente atividade que vai ajudar a manter seu corpo em forma. Procure começar com exercícios básicos, que mais comumente são realizados no Pilates, como pranchas, rolamentos e fortalecimentos usando a Fitball, mas sempre procure algum profissional habilitado para lhe auxiliar.

Renne Curial (Equilíbrio com os membros inferiores/ Nível Intermediário)

Grazieli de Paula

Sobre Grazieli de Paula

Fisioterapeuta com formação em pilates , musculação terapêutica e terapia manual.
Proprietária do Studio Pilates Grazi de Paula
Crefitto 157936-F
Cascavel - PR

Todos os posts

Posts Aleatórios

Grazieli de PaulaProgressivefitball. Você conhece esse método de atividade física?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *