Arquitetando Estilos

Qual é o melhor óleo ou azeite para cozinhar?

Olá gente! Hoje vou falar sobre uma dúvida freqüente das pessoas: Qual é o melhor óleo ou azeite para cozinhar?

Não vou complicar na resposta. Os melhores óleos para cozinhar são o azeite de oliva virgem (culinário) e o óleo de coco. Isso porque eles não produzem substancias tóxicas quando submetidos a altas temperaturas.

oleo-de-coco

Não esqueça que há uma diferença entre o azeite de oliva “normal” e o extra-virgem. O azeite de oliva tem menos propriedades benéficas mas é mais acessível e pode ser usado para refogar, grelhar ou cozinhar os alimentos. Já o extra-virgem, é rico em substancias benéficas, mas que são voláteis a variações de temperatura, portanto deve ser usado em preparações frias, como para temperar a salada por exemplo.

Como escolher o azeite de oliva para ser usado sem aquecimento?

Prefira o azeite extra virgem, com acidez entre 0,2 a 0,5% e que esteja acondicionado em embalagem de vidro escura para diminuir a permeabilidade ao oxigênio e luz e garantir melhor preservação dos nutrientes.

oleo-oliva-azeite

Os óleos de canola, milho, soja e girassol são refinados e o processo de desodorização que eles passam remove alguns ácidos graxos e fenólicos da sua composição. Além disso, esses óleos são fontes de Omega-6, que em excesso na dieta, pode aumentar o colesterol “ruim” (LDL) e o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. oleo-de-cozinha

Outra opção que pode ser levada em consideração é a manteiga. Apesar de  ser considerada uma vilã da alimentação (assim como o ovo foi um dia), se consumida com moderação, pode ser benéfica, além de não produzir produtos tóxicos quando aquecida. Prefira as manteigas sem sal ou a manteiga Ghee (clarificada).

»» Dica da Nutri «« Na minha opinião, deve-se usar o MÍNIMO possível de gordura no preparo dos alimentos. Mesmo existindo opções saudáveis, fica difícil ter um controle do quanto estamos consumindo de gordura durante o dia.  Apesar das gorduras “do bem” serem super importantes para o organismo, elas também são calóricas e devem ser consumidas com bom senso.

Além disso, você sempre deve preferir as fontes naturais das gorduras, como as nozes, castanhas, amêndoas, gema de ovo, coco, abacate, sementes (chia, linhaça, girassol…), peixes de água fria como a cavala, sardinha, salmão, atum. #ComidaDeVerdade sempre será a melhor opção.  😉

Para quem quiser saber um pouco mais sobre o óleo de coco, tem post aqui no site falando sobre ele. É só clicar AQUI para acessar.

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloQual é o melhor óleo ou azeite para cozinhar?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *