Arquitetando Estilos

Receitas Fit Para as Festas de Fim de Ano

Olá pessoal! O fim do ano está chegando e junto com ele vem aquela “comilança” 😆 hahaha! Como as pessoas estão tentando fazer escolhas mais saudáveis na alimentação resolvi pesquisar algumas receitas fit para que as comemorações de vocês fiquem mais leves e gostosas.

Não foi fácil, porque a maioria das preparações que se dizem “fit”, light, diet, funcionais ou saudáveis (ufa! kkk) não são nada daquilo que elas pregam. Mas consegui alguns achados que eu recomendo e que eu comeria na minha ceia. Para as pessoas que passam o natal ou outras festas de final de ano fora de casa, não se preocupem, tem post com dicas de como fazer as melhores escolhas de pratos e como não exagerar tanto nos jantares e almoços com a família e os amigos. Para acessar é só clicar AQUI.

Observação: Não é porque as receitas são mais saudáveis do que suas versões tradicionais que você precisa se empanturrar. Coma com calma! Além disso, todo mundo sabe que a gente passa a semana toda beliscando a comida que sobrou da ceia! hahaha!

ARVORE DE NATAL DE FRUTAS

Ingredientes: Frutas frescas da sua preferência, 1 maçã, 1 cenoura, Palitos de dente.

Modo de preparo: Faça um orifício na maçã na espessura da cenoura. Limpe a cenoura e encaixe na maçã. Espete os palitos na cenoura e encaixe as frutas neles.

Outras Ideias para Decorar as Frutas e a Salada 

SALPICÃO LIGHT

Ingredientes: 1 prato de alface americana, 1 prato de rúcula, 3 colheres de sopa de cottage (existe a versão sem lactose para os intolerantes), 5 tomates cereja, 2 colheres de sopa de croutons integrais (opcional), 2 filés de (100g cada) peito de frango desfiado ou 1 lata de atum sólido em água.

Modo de Preparo: Prepare o frango desfiado (ou o atum), sem adição de óleo e reserve. Em uma saladeira, junte a alface, a rúcula, os tomates, e o frango desfiado ou atum. Por cima, despeje o cottage sem lactose quente e após, os croutons.

FAROFA NUTRITIVA

Ingredientes: 100g de quinoa cozida em água e sal, 100g de farinha de amaranto, 50g de semente de chia, 50 g de cenoura ralada, 20 g de azeitonas verdes, 20g de salsinha, Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Cozinhe a quinoa em água e sal por 5 min, escorra e deixe esfriar. Misturar os demais ingredientes e pronto. Dado nutricional: A porção de 100g equivale a 80 calorias.

ARROZ INTEGRAL COM AMÊNDOAS

Ingredientes: 1 colher de azeite extra-virgem, 2 cebolas pequenas picadas, 3 xícaras de arroz integral, 6 xícaras de água, 1 e ½ xícara de amêndoas sem pele picadas, 3/4 de xícara de salsinha picada.

Modo de Preparo: Numa panela grande, coloque o azeite em fogo alto. Acrescente a cebola até refogá-la. Adicione o arroz e refogue mexendo sempre durante 1 minuto. Junte a água e as amêndoas. Cozinhe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio (acrescente água somente se necessário). Junte a salsinha e sirva. Rendimento: 12 porções. Obs: Quem desejar pode acrescentar pedaços de peito de frango desfiado.

PERU DE NATAL SAUDÁVEL

Ingredientes: 1 peru, Sal a gosto para temperar, ½ xícara de azeite de oliva, 2 cebolas grandes picadas, 4 cenouras picadas, 4 talos de aipo picados, 2 raminhos de tomilho fresco, 1 folha de louro, ½ xícara de vinagre balsâmico.

Modo de Preparo: Retire a pele do peru. Massageie o peru inteiro, por dentro e por fora, com o sal. Coloque-o numa panela e cubra com água fria. Leve à geladeira por 12 horas. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 C). Retire o peru da geladeira, jogue fora a água salgada e enxágue bem o peru em água corrente. Pincele-o com azeite de oliva. Preencha a cavidade da ave com uma cebola, metade das cenouras, metade do aipo, um ramo de tomilho e a folha de louro. Espalhe o restante dos legumes e o tomilho na assadeira em volta do peru e regue com o vinagre balsâmico. Asse descoberto, por quatro horas, em média. Se achar necessário vire de lado.

LOMBO COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes: 1 lombo suíno de 800g, 20 gramas de ervas finas, 10 g de alecrim, 20 g de alho moído, sal e pimenta a gosto, 50g de cebola, 20g de alho, Óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem, 50ml de vinho tinto, 150 g de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo)

Modo de preparo: Faça um marinado com as ervas, espalhe sobre o lombo e deixe descansar por 2h. Depois embrulhe a carne em papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 min. Então retire o papel alumínio e deixe o lombo dourar por mais 20 min. Reserve.

Vamos para a calda. Primeiro é preciso refogar o alho e a cebola com o óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem, acrescentar o vinho e as frutas vermelhas. Depois é só deixar cozinhar até reduzir em 50% da quantidade inicial. Por último, é só fatiar o lombo e regar com a calda de frutas vermelhas. Dado nutricional: A porção de 100g equivale a 180 calorias

CHOCOTONE VEGANO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Ingredientes da Essência Natural de Panetone: 200ml de suco de maçã integral, Raspas de uma laranja, Opcional: 30ml de rum.

Ingredientes do Recheio: 250g de chocolate 70% cacau picado em pedaços médios.

Ingredientes da Fermentação: 1 tablete de fermento biológico fresco (15g) (não use em pó) + 1 colher de sopa de açúcar demerara triturado e 100ml de água morna.

Ingredientes da Massa: 200g de farinha de arroz integral, 100g de farinha de amêndoas, 150g de polvilho doce, 1 colher de sobremesa de goma xantana, ¼ colher de sal, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 200ml de suco de maçã, 2 colheres de sopa de chia, 4 colheres de sopa de semente de linhaça, 4 colheres de sopa de açúcar demerara, 1 colher de sopa cheia de fermento químico, 2 formas de papel para panetone.

Modo de Preparo:

1 – Esquente a água até ficar começar a surgir bolinhas no fundo da panela (não deixe levantar fervura). Desligue o fogo e aguarde um min para amornar. Se colocar o dedo e estiver queimando, aguarde mais um pouco. Deve estar à temperatura suportável (como mamadeira de bebê). Coloque a água em um potinho e despeje o fermento químico e misture bem, adicione 1 colher de sopa de açúcar demerara e deixe o fermento descansar. Reserve.

2 – Em outro pote pequeno coloque o suco de maçã, raspas de laranja e o rum. Misture bem e reserve.

3 – Em um bowl maior para fazer a massa misture os ingredientes secos: farinha de arroz integral, farinha de amêndoa, polvilho doce e a goma xantana. Adicione depois a linhaça, a chia, o açúcar demerara, o chocolate bem picadinho e o sal. Aos poucos adicione a essência de panetone (suco de maçã, o rum, raspas de laranja do potinho reservado) e o óleo de coco. Depois de tudo bem misturado, adicione a mistura do fermento biológico. Adicione o suco de maçã aos poucos, até a massa ficar bem espessa (talvez não seja necessário todo o suco) e acrescente o fermento químico.

Dica: O fermento químico vai ajudar o panetone a crescer, já que por não ter glúten o fermento biológico não consegue ter todo seu potencial de crescimento.

4 – Depois da massa pronta, preencha 3/4 das formas de papel de panetone. Cubra com um pano e deixe dentro do forno desligado por 30 minutos para terminar o processo de fermentação. Decore com um pouco mais de chocolate picado em cima. Pré-aqueça o forno e asse em a 180 graus por 40 minutos, ou até bater no fundo e o som ser oco (como pão).

5 – Espere esfriar, não desenforme, nem corte em quanto estiver quente, já que ele continua assando.

CHOCOTONE LOWCARB

Ingredientes: 6 ovos, 250 gramas de farinha de amêndoas, 150 gramas de xilitol, 1 colher de chá de goma xantana, 2 colheres de sopa de fermento químico, 1 colher de sopa de essência de panetone,  100 gramas de chocolate 70% cacau, 50 gramas de avelãs.

Modo de preparo: Em um recipiente e com o auxílio de um fouet, bata bem os ovos. Acrescente o xilitol, a goma xantana, o fermento e a essência, bata bem até que fique espumoso. Acrescente a farinha, o chocolate, as avelãs e com uma espátula mexa até incorporar todos os ingredientes. Disponha em forminhas de panetone (ou 1 de 500g, ou 6 de 100g). Em formas pequenas pode ser assado em forno pré aquecido à 200°C por 10 minutos, mais 20 minutos à 170°C.

RABANADA PROTEICA

Ingredientes: 8 fatias de pão de forma integralr, ½ xícara de leite de sua preferência, 2 saches de adoçante de sua preferência (sugiro stévia ou xylitol), 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 ovo, ½ scoop de whey sabor baunilha, 2 colheres de sopa de canela em pó.

Modo de Preparo: Corte as fatias ao meio, formando triângulos. Em uma tigela misture o leite com essência e adoçante. Em outra bata o ovo inteiro. Embebede as fatias de pão, uma a uma, na mistura do leite até ela amolecer (mas não muito, ela não pode quebrar) e em seguida passe no ovo. Grelhe em uma frigideira antiaderente os dois lados e em seguida passe na mistura de whey com canela e reserve!

RABANADA LIGHT

Ingredientes: 4 fatias de pão integral, 1 ovo batido, ½ xícara de chá de leite desnatado, 1 colher de sopa de canela em pó, Opcional: 1 colher de chá de adoçante em pó (sugiro stévia ou xylitol).

Modo de Preparo: Molhar o pão no leite e depois passar no ovo. Grelhar em uma frigideira antiaderente. Em um prato, misturar a canela e o adoçante e passar as rabanadas. Dois segredinho para a receita ficar perfeita:

1 – O pão integral precisa ser mais firme porque senão vai ficar mole ao colocar no leite.

2 – Molhe bem no leite para umedecer e depois capriche no ovo.

Rendimento: 4 rabanadas. As calorias vão depender do pão utilizado. Somem 22 calorias para cada fatia de pão, ou seja, se a fatia do seu pão tem em média 50 calorias, a fatia da rabanada terá 72.

Peguei essa receitinha do blog da Mimis

As imagens são ilustrativas

Marja Antonello

Sobre Marja Antonello

Nutricionista com especialização em Nutrição Funcional. Cascavel - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Marja AntonelloReceitas Fit Para as Festas de Fim de Ano

Related Posts

Deixe uma resposta