Arquitetando Estilos

Técnica Baking para selar o corretivo

Você já deve ter ouvido falar da técnica “baking” ou “baked” na maquiagem. Famoso método das Kardashians para selar o corretivo deixando ele mais “natural” e fazendo-o durar mais.

Esse método é bastante conhecido no mundo dos maquiadores profissionais e, há muito tempo, já usado. Mas, depois que as famosas irmãs começaram a publicar imagens da técnica, ela ganhou mais visibilidade e muitos adeptos.

Traduzindo ao pé da letra, baking quer dizer cozimento e baked, cozido. E esse método consiste em aplicar uma generosa camada de pó solto translúcido em cima do corretivo e deixar “cozinhando” por um tempo. Porque se usa esse termo COZINHANDO? Devido ao calor da pele e a oleosidade natural, a textura cremosa (corretivo) e o pó em alguns minutos irão se fundir, assentando sobre a pele dando um acabamento mais natural e duradouro na área aplicada.

Selar a pele é o ponto chave para uma maior duração da maquiagem, eu sempre digo isso. E essa técnica baking é a melhor forma de selar e ao mesmo tempo dar naturalidade para a maquiagem. É necessário que o pó fique sobre o corretivo por alguns minutos. Por isso, é melhor fazer a pele toda antes e, em seguida, dar continuidade aos olhos para depois retirar o excesso do pó. Assim o tempo de “cozimento” será o suficiente para que os produtos se fundam e assentem na pele.

Abaixo demonstrei em fotos a técnica, para que possam visualizar a quantidade de pó utilizada. Pois muitas pessoas se assustam com essa quantidade, mas é isso mesmo. A camada deve ser GE-NE-RO-SA para o método ser eficiente! Afinal , depois varre-se todo o excesso que fica por cima.

  • Aplique o corretivo nas áreas desejadas e espalhe bem.

  • Deposite o pó translúcido em cima do corretivo (em toda área que aplicou o corretivo), generosamente. Faça uma camada grossa de pó, que fique bem visível.

  • Dê continuidade na maquiagem. Olhos. Sobrancelhas. Quando terminar, retire o excesso do pó com auxilio de um pincel bem fofinho. Para finalizar e deixar o acabamento ainda mais bonito e natural, borrife um Fix (aquelas aguinhas que ajudam na fixação da maquiagem, ex.: Fix Plus da MAC). Espere secar totalmente e está pronto!

Percebam que mesmo que a quantidade de pó depositada tenha sido grande, ao final, a maquiagem não fica pesada, carregada, com aquele aspecto de gesso, pois o excesso que a pele não absorveu foi retirado depois.

Uma dica importante que dou é cuidar com a tonalidade do pó translúcido.

Os pós brancos tendem a ser mais difíceis de usar, pois, se não tirar bem o excesso depois, ele pode deixar a área muito clara e estourar no flash. Eu indico os tons amarelados, rosados e bege para essa técnica. (Nas fotos acima usei um pó translucido rosado)

Além de dar esse acabamento bonito e duradouro, deixar esse excesso de pó abaixo dos olhos forma uma camada protetora nessa área, protegendo contra pigmentos, sombra e glitter que podem cair no momento de fazer a maquiagem dos olhos, pois, depois, quando “varrer” esse pozinho, essa sujeira sai junto!

E aí, quem conhecia essa técnica? Vocês gostam?

Comentem aqui com a gente.

Beijos beijos!

Karine Wakimoto

Sobre Karine Wakimoto

Maquiadora. Toledo - PR.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Karine WakimotoTécnica Baking para selar o corretivo

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *