Arquitetando Estilos

Temperatura Ideal dos Vinhos

Keli esse negócio de vinho tem muita frescura, eu gosto mesmo é de tomar meu cabernet sauvignon trincando, geladíssimo.

Embora cada um deva consumir seu vinho como bem entender, vou falar um pouquinho sobre o porquê de cada vinho ter uma temperatura ideal para serviço e garanto: Você me dará razão ao final!

Um vinho pode ficar muito melhor ou pior dependendo de sua temperatura. Quanto mais quente o vinho estiver (próximo a 20 graus) mais moléculas serão liberadas e mais aromas ele mostrará. Da mesma forma quanto mais gelado estiver, menos aromático e saboroso parecerá, até mesmo porque bebidas muito geladas anestesiam as papilas.

Outra questão a ser observada é o corpo do vinho. Quanto mais encorpado, mais as moléculas de aroma terão que lutar para romper a superfície, por isso os vinhos mais encorpados devem ser servidos a temperaturas mais altas.

Com os tintos, especialmente, há uma problemática a mais: quando servidos muito frios os taninos ficam ainda mais acentuados e o vinho tende a ficar quadrado, difícil de descer mesmo.

Em resumo: A temperatura certa valoriza o vinho e é um meio dele mostrar todas suas nuances olfativas e gustativas.

Para se alcançar a temperatura ideal você não precisa, necessariamente, ter uma adega climatizada. Você pode refrescar os tintos, por exemplo, por cerca de duas horas na porta da geladeira ou por 10 minutos em um balde com água e gelo até servi-lo.

Para facilitar ainda mais, elaboramos essa imagem que você pode salvar no celular para consultar sempre que necessário.:

Temperatura Ideal dos Vinhos - SITE Arquitetando Estilos e Keli Bergamo

O vinho é uma bebida que merece uma atençãozinha especial, afinal, são tantos passos para transformar cada garrafa em uma nova experiência, não deixe de vivê-la errando a temperatura e perdendo grande parte dessa viagem.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

Sobre Keli Bergamo

Advogada e Especialista em Vinhos Wset 3. Londrina - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Keli BergamoTemperatura Ideal dos Vinhos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *