Arquitetando Estilos

Tipos de Bota, qual devo usar?

Bom, primeiro de tudo, respondendo a pergunta do título do post, você deve usar a bota que quiser e se sentir bem, porém, se você quer se sentir mais alta, por exemplo, te darei algumas dicas que poderão te ajudar com dúvidas que SEMPRE surgem a esse respeito…

Com o frio se aproximando cada vez mais e inicio oficial do inverno, as botas começam a sair dos armários e prateleiras das lojas de calçados e dúvidas a respeito de que modelo usar com determinada roupa são sempre muito frequentes, afinal, querendo ou não, dependendo do modo que você a usa, ela pode sim achatar a silhueta e, se isso for um problema pra você, role até o fim que esse post pode te ajudar muito e inspirar novos looks em seu dia a dia…

Bora lá?!

É importante lembrar que existem inúmeros modelos de botas no mercado, são tantos que muitas vezes é até difícil distingui-los por suas semelhanças… Então, hoje irei me abster somente ao comprimento do cano delas e logo trarei modelos mais conhecidos e looks inspiradores, ok?!

Dica essencial

Antes de qualquer coisa, se você, assim como eu, é baixinha, irá perceber durante o post todo que, seja qual for o modelo da bota, ela não nos favorece muito já que tem como característica principal “quebrar a continuidade” do look fazendo com que pareçamos mais baixinhas, então, caso você queira parecer um pouco mais alta, a dica essencial é tentar criar, na medida do possível, uma sensação de continuidade no look e isso você conseguirá usando a peça de baixo do look na mesma cor que o calçado… uma calça, meia calça ou até mesmo uma saia, no caso desta, é importante que cubra um pouco a bota.

Bota cano curto

Modelo em que o cano acaba bem próximo ao tornozelo. Aqui podemos incluir também as ankle boots.

Por incrível que pareça, é um dos modelos que mais amedronta quem é baixinha ou tem pernas muito grossas, pois como termina bem na altura do tornozelo, achata instantaneamente a silhueta, porém, isso não é o fim do mundo já que você pode combiná-las com meias ou calças na mesma cor do calçado para criar uma continuidade, ou até mesmo, com a barra de uma calça skinny com uma dobrinha deixando aparecer um pedacinho da pele.

Cano médio

Modelo que vai da canela e termina bem no meio da panturrilha.

Modelo super versátil, mas que costuma aumentar visualmente as pernas, portanto, pessoas com pernas ou canelas grossas devem ter um pouco de cuidado ao usá-las. O truque ideal para parecer mais longilínea é usá-las com calça de boca reta ou levemente flare com cintura alta ou calças de preferência na mesma cor ou muito próxima do calçado. Este modelo de bota costuma ficar bem legal com calça skinny.

Cano longo

Um dos modelos mais tradicionais do inverno. Termina logo abaixo do joelho. Aqui nesta categoria entram a montaria e outros modelos com a mesma característica abaixo do joelho.

Caso você queira parecer mais longilínea, a dica dada até agora ainda é válida, usá-la por cima de uma calça legging ou skinny no mesmo tom que a bota, e se ela tiver salto alto, melhor ainda.

Over the knee

Modelo que vai além do joelho. Tem post dedicado a ela AQUI.

Modelo MUITO arriscado para quem é baixinha/ tem perna grossa, ou seja, é o modelo ideal para pessoas mais altas e com pernas mais finas, porém isso não quer dizer que não possa usá-la! Mais uma vez, o truque da continuidade no look vai super bem com este modelo super sexy.

Dica da Fran:

É importante salientar que as botas de cano longo, em especial as de salto alto, são sensuais por si só, ou seja, elas cumprem muito bem o papel de parte principal do look, devido a isso, cuide bem do look como um todo. Se você não quer chamar a atenção demais, use-as com looks menos sensuais para equilibrar o visual.

Ahh, deixe suas botas desse modelo para os fins de semana bem longe do ambiente de trabalho.

E as botas em tons de marrom?

Seguem a mesma dica de todas acima… Parte de baixo do look para alongar ou jeans em suas variações, mas lembrando que ele ainda assim poderá achatá-la visualmente.

E aí, gostou das dicas e inspirações?

Beijos,
Fran Vitorino.

Francielle Vitorino

Sobre Francielle Vitorino

CEO Arquitetando Estilos, Consultora de Imagem com formação em Psicologia e especialização em Análise do Comportamento e Gestão de Pessoas.
Curitiba - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Francielle VitorinoTipos de Bota, qual devo usar?

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *