Arquitetando Estilos

Tratando a gastrite sem medicamento

Olá,

Hoje vamos conversar de uma doença que atinge uma grande porcentagem de brasileiros, a gastrite.

Com a correria do nosso dia a dia acabamos deixando pra lá o cuidado com nossa alimentação, e é aí que começam a aparecer os desconfortos ou dores estomacais.

A gastrite é uma doença inflamatória que se caracteriza por acometimento da camada de tecido mais superficial que reveste o estômago, chamada de mucosa gástrica. Divide-se em gastrite aguda e gastrite crônica e suas  principais causas são a infecção pela bactéria Helicobacter pylori e o uso de anti-inflamatório não esterórides (AINE). O fumo, o álcool, o estresse e a ansiedade também são grandes responsáveis pela doença.

Seus sintomas mais comuns são sensação de queimação e/ou dor, náuseas, vômitos, mal-estar e dor de cabeça.

A Medicina Tradicional Chinesa acrescenta ainda os maus hábitos alimentares (a natureza do alimento e as condições em que é ingerido, afetam o estômago), fatores emocionais (frustração, ressentimento, raiva reprimida, o sentimento do estômago é a preocupação excessiva, o estado constante de sofrer por antecipação das coisas), sobrecarga de trabalho (excesso de trabalho mental, alimentar-se de forma irregular) e debilidade energética do baço e do estômago como causadores dessa doença.

Toda doença tem um histórico, ela começa sempre no nível energético, depois é que atinge o corpo físico, neste caso o estômago. O objetivo da acupuntura é promover esse equilíbrio energético, o qual, aliado a mudança dos hábitos alimentares mostra m excelente resultado.

 No caso da gastrite, o direcionamento energético é para a região do estômago que vai fazer com que o processo inflamatório diminua mais rápido, promovendo a redução da dor e outros sintomas associados. Se a causa da gastrite for emocional, esta parte também será trabalhada, buscando promover um maior equilíbrio emocional, diminuindo a ansiedade e gerando maior capacidade de lidar com as emoções, raiva, ira, frustração e irritabilidade que tanto agridem o estômago.

Considerando o uso de medicamentos uma das causas de gastrite, a acupuntura se torna uma ótima alternativa para seu tratamento sem maiores comprometimentos do aparelho digestivo.

Um beijo

Ale Iasbek

Alessandra Iasbek

Sobre Alessandra Iasbek

Fisioterapeuta Especialista em Ortopedia e Acupunturista.
CREFITO: 75148/8
Londrina - PR.

Todos os posts

Posts Aleatórios

Alessandra IasbekTratando a gastrite sem medicamento

Related Posts

Deixe uma resposta