Arquitetando Estilos

Tratando TOC com a Medicina Chinesa

Olá, já ouviu falar de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)? Esse será o assunto de hoje.

TOC como é comumente conhecido, é caracterizado por ideias, imagens ou impulsos (obsessões) recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade. Além disso, algumas pessoas sentem vontade de realizar determinados rituais repetidamente (compulsões) – ações ou atos mentais particulares – para tentar diminuir e evitar a ansiedade causada pelas obsessões.

As obsessões mais comuns são:

  • Pensamentos repetitivos sobre contaminações: ideia de apertar a mão de alguém e se contaminar, imaginar que tocar em uma maçaneta o levará a algum tipo de contaminação.
  • Dúvidas: ficar em dúvida se trancou a porta ou  não.
  • Preocupação com objetos que não estão perfeitamente alinhados ou uniformes

Como as obsessões não são prazerosas, as pessoas tentam ignorar, controlar ou neutralizar esses pensamentos com outros pensamentos ou ações, e é aí que elas aparecem: as compulsões.

Compulsões ou rituais são ações que o individuo tem combater os pensamentos obsessivos a fim de evitar a ansiedade gerada por esses pensamentos e não para proporcionar o prazer ou satisfação.

Alguns exemplos de compulsividade são:

  • Lavar as mãos repetidamente após apertar a mão de alguém ou tocar em alguma maçaneta.
  • Voltar várias vezes para conferir se a porta da frente foi realmente trancada, ou se o carro está trancado, ou mesmo se o gás do fogão foi desligado.
  • Ordenar por exemplo ferramentas de trabalho em uma mesa por ordem de padrão.
  • Atos mentais: prece, contagem, repetição de palavras para diminuir o perigo.

A maioria das pessoas com o TOC tem conhecimento que suas compulsões não refletem um perigo real, e outras se convencem que suas obsessões são bem fundamentadas e que suas compulsões são razoáveis.

As pessoas cientes de que seus comportamentos compulsivos são excessivos, tendem a realizá-los secretamente mesmo que alguns deles demandem muitas horas por dia. Apresentando uma piora na escola ou no trabalho e também refletindo em seu relacionamento.

MTC no tratamento do TOC

A Medicina Tradicional Chinesa trata esses pacientes na sua individualidade. Avaliando seu comportamento, seu habitat, sua alimentação e estilo de vida.

No tratamento com acupuntura ou outras técnicas da MTC, é aconselhável uma regularidade nas sessões para um melhor resultado nos sintomas. O Tratamento com MTC traz uma diminuição da intensidade dos sintomas.

Aconselha-se também ao paciente fazer um acompanhamento com sessões mensais para que seu equilíbrio mental seja duradouro.

Um beijo,

Ale Iasbek

Alessandra Iasbek

Sobre Alessandra Iasbek

Fisioterapeuta com especialização em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva, apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Alessandra IasbekTratando TOC com a Medicina Chinesa

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *