Arquitetando Estilos

Vitiligo na Medicina Tradicional Chinesa

Vitiligo é uma doença de pele autoimune em que os melanócitos (células responsáveis pela produção de pigmentação da pele), são destruídas pelo sistema imune, não conseguindo produzir melanina e ocasionando lesões brancas na pele por perda de pigmento.

O vitiligo não é uma doença contagiosa e nem dolorosa, mas ainda assim, causa grande preconceito.

O desenvolvimento da doença ocorre em pessoas com predisposição genética. O estresse físico e emocional, alterações hormonais, uma ferida ou queimadura na pele funcionam como um gatilho para desencadear ou agravar a doença.

Tratamento de vitiligo com medicina ocidental:

Embora atualmente não exista cura para essa doença, existem tratamentos que podem atingir um alto percentual de sucesso na repigmentação das áreas afetadas. O uso de luz UVB ultravioleta em combinação com imunossupressores. Existem também outros tratamentos.

Vitiligo na Medicina Tradicional Chinesa:

Onde o vitiligo sempre terá um componente de deficiência de Xue (sangue), seja porque os órgãos responsáveis pela produção do sangue são afetados ou devido a uma deficiência de Qi (Energia) que não consegue movimentar o sangue adequadamente e os tecidos e a pele não serão adequadamente nutridos.

Se o Qi e o Sangue estiverem em harmonia, a pele e o músculo serão adequadamente nutridos, a pele terá sua cor normal e o cabelo ficará brilhante e saudável.

Entretanto, nas circunstâncias de desarmonia entre o Qi e o Sangue, as funções de nutrição e hidratação serão afetadas e lesões brancas podem aparecer na pele.

Uma doença prolongada que não é tratada adequadamente também pode causar estagnação do sangue na pele e nas membranas. Como a pele não é hidratada e nutrida adequadamente, o vitiligo se desenvolverá.

O dano interno causado pelas sete emoções afeta as atividades funcionais do Qi e leva à desarmonia entre o Qi e o Sangue, que não pode mais nutrir e aquecer o corpo adequadamente.

Na MTC o fator emocional é um dos principais desencadeadores desta patologia.

Por isso, junto com o tratamento local dessa doença tratamos o emocional do paciente, pois como dito acima o principal fator desencadeante é o estresse emocional.

Um beijo,

Ale Iasbek

Alessandra Iasbek

Sobre Alessandra Iasbek

Fisioterapeuta com especialização em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva, apaixonada por Medicina Tradicional Chinesa.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Alessandra IasbekVitiligo na Medicina Tradicional Chinesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *