Arquitetando Estilos

Wine Bars Descontraídos e Deliciosos

Cada vez mais as pessoas estão entendendo que vinho independe de mesa com toalhas de linho e sommelier de gravata borboleta para ser servido. O vinho é uma bebida que tem muito espaço em ambientes descontraídos, na rua, nos parques e em qualquer hora do dia.

A prova são wine bars que vem aumentando em todas as cidades e que, com bons vinhos, muitas opções e bons custos, tem aproximado o púbico mais jovem e também os cativos do vinho para esse lado mais informal.

São muitas as opções e vários eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas selecionei 3 casas que adoro em Londrina, Sâo Paulo e Curitiba para mostrar a vocês:

01 Wine&Beer

R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1415 – Jardim do Lago – Palhano Gastro Park- Londrina – Pr

Instagram: @winebeer_

Tenho várias razões para amar esse lugar: Primeiro porque sempre sentia falta de um local para tomar vinhos desde a hora do almoço (me julguem) sem tem que efetivamente almoçar. Sábado é um dos dias que gosto de me reunir com amigos e papear e tinha dificuldade de encontrar um local que favorecesse esse papo desde o meio dia até o anoitecer regado a bons vinhos. Lá isso é possível! Como o bar fica dentro de um Parque Gastronômico de contêineres dá pra comer um espetinho, uma porção, uma comida japa, almoçar mesmo e continuar por ali papeando. Aos finais de semana o parque fica aberto das 11 as 23 horas e você não precisa almoçar e sair correndo.

Segundo porque eu fiz a carta do bar, e selecionei junto com a Carol (a queridíssima proprietária) rótulos de toda gama de preço e estilos, tudo pensado para harmonizar com as comidinhas que tem por lá. São 27 vinhos (entre espumantes, brancos, rosés e tintos) e 8 deles são vendidos em taça (2 espumantes on tap, 2 brancos, 1 rosé, 3 tintos). Os vinhos estão divididos por corpo – do mais leve aos mais encorpados – e a adega fica a disposição para os clientes entrarem e conhecerem. Não precisam se preocupar com armazenamento, pois a adega é climatizada 24 horas por dia!

As taças tem o valor proporcional da garrafa. Queremos estimular quem fica ali o dia todo ou quem só passa para uma tacinha rápida.

Terceiro porque é um local pet friendly e os amigos podem levar seu bichinhos para um rolé sem se preocupar com nada. Inclusive celebridades frequentam o local, como o Uddy, esse golden fofíneo que tem mais de 60 mil seguidores no Insta e que sempre traz um ar de refinamento à adega quando vem de gravatinha borboleta. Sigam ele: @uddy_

Ah! E tem 25 opções de cervejas artesanais em torneira também. Dá pra reunir todo mundo no mesmo local!

Wine Point

Alameda Dr Carlos de Carvalho, 1652, Curitiba – Pr – Fresh Live Market

Instagram: @wine_point_cwb

Conheci o Wine Point na última semana a convite de meu amigo Everton da importadora Grand Cru. Inclusive nos reunimos com o pessoal do AE por lá e foi uma delícia.

Bem, o lugar é lindíssimo, sofisticado mas com descontração. Você pode pegar comidinhas nos vários restaurantes do mercado e harmonizar com uma das 180 opções de vinhos do bar. Sim, a carta é bem extensa e dividida por países. Confesso que até eu fiquei um pouco perdida com tanta opção, mas os meninos são super simpáticos e me ajudaram com as dúvidas.

A adega é um capítulo a parte: Os vinhos ficam expostos na loja mas parte do estoque está em uma adega subterrânea maravilhosa. Lógico que tirei uma foto nela, né?! #quero

Informação importante tratando-se de Curitiba: Como o Fresh Live Market é aberto, o bar tem mantinhas para os clientes (inclusive estou enrolada em uma na foto com a Fran).

Rubi Wine Bar

Alameda Jaú 1.595 – Jardins – São Paulo – SP

Instagram: @rubiwinebar

Pra mim é o melhor de São Paulo! Frequento desde a abertura e acho um dos lugares mais bacanas. Os proprietários foram os primeiros a apostar nessa ideia de bons vinhos, preço justo e descontração. Ambos são profissionais gabaritados e sabem da importância de boas taças, bom serviço, mas não levaram isso para o lado esnobe, deixando o ambiente descontraído e acolhedor.

Tem várias opções em taça e em garrafa, tudo criteriosamente selecionado por eles e com mudanças periódicas.

Adoro sentar no balcão e papear com o Fabiano e Araújo, mas tem mesas mais escondidinhas (pra levar o crush) e maiores para grupos de amigos.

Ah! As comidinhas são deliciosas. Minhas favoritas são a bruschetta de taleggio, presunto cru e alho poró e a panelinha de frutos do mar.

As fotos peguei do Facebook deles.

Espero que gostem e que um dia a gente se encontre em um deles.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo.

 

Sobre Keli Bergamo

Advogada e Especialista em Vinhos Wset 3. Londrina - PR.

Visite meu site
Todos os posts

Posts Aleatórios

Keli BergamoWine Bars Descontraídos e Deliciosos

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *